O QUE É O WORDPRESS

Para quem deseja criar um site ou blog ou já possuí algum conhecimento sobre o assunto, certamente já deve ter ouvido falar sobre o WordPress.

Mas o que é o WordPress na realidade ?

O que é o WordPress e porque deve usa-lo

O WordPress é um software CMS ( Sistema de administração de Conteúdo ) para web. O WordPress é totalmente desenvolvido em programação PHP com Bancos de dados MYSQL.

Tecnicamente falando é hoje provavelmente o mais fácil e mais poderoso sistema de gerenciamento de conteúdo.

Se você deseja mais recursos e flexibilidade certamente vai escolher o WordPress para criar ou migrar.

Porque o WordPress oferece todas as possíveis ferramentas para que você tenha um blog ou site totalmente profissional, com o WordPress é possível criar sites pequenos e grandes, para empresas e profissionais e sem restrições.

Não é por causa da popularidade que muitos de nós optamos por recorrer ao WordPress, é simplesmente por ser o mais profissional de todos, não existem limitações.

O que é o WordPress ? se essa pergunta ainda está na sua cabeça ! continue lendo este artigo e vai entender tudo sobre o WordPress.

Vamos voltar ao passado onde para ter um site profissional era necessário contratar um Programador Web para construir um site do ZERO e gastar uma fortuna com esses profissionais, hoje com as várias opções no mercado é possível ter um site praticamente de todos os segmentos e categorias.

O WordPress trás consigo elegância, facilidade de uso e os melhores padrões web. A visão dos criadores era construir uma plataforma de blogging, que eliminaria todas as dificuldades que antes eram enfrentadas por quem desejava ter um site profissional.

O WordPress está em constante actualização, sendo um projecto de código aberto significa que existem centenas de voluntários em todo mundo trabalhando para melhorar está plataforma que todos nós amamos, como existem duas versões uma delas é totalmente gratuito e não precisa de nenhuma licença para usa-la.

O WordPress foi criado a partir do já conhecido e desaparecido b2/cafelog e é hoje, junto com o Movable Type, o mais popular na criação de sites e blogs de todas as categorias.

O WordPress teve o seu rápido crescimento por causa do seu tipo de licença (de código aberto), sua facilidade de uso e suas características como CMS ou gerenciador de conteúdos. Criado por Ryan Boren e Matthew Mullenweg, é distribuído sob a GNU General Public License sendo gratuito.

Com o WordPress, também é possível desenvolver sites profissionais do tipo comércio electrónico, revistas, jornais, portefólio, directório de eventos e até sites institucionais e governamentais devido a sua capacidade de extensão através de plugins, temas e a sua programação PHP.

Como dito anteriormente o WordPress é um sistema complexo e nele podemos encontrar todos os recursos para construir um blog Profissional.

O WordPress trás consigo um sistema de modelos que através de um processador, o usuários pode efectuar a re-organização do Layout através de widgets sem precisar modificar o código fonte do software como PHP ou HTML.

O WordPress permite a instalação de temas e alternar entre os vários temas disponíveis na internet. Os temas WordPress podem ser personalizados de acordo com a preferência do utilizador.

Outros Recursos disponíveis no WordPress incluem:

  • Gerar XML, XHTML, e CSS em conformidade com os padrões W3C
  • Gerenciamento integrado de ligações
  • Estrutura de permalink amigável aos mecanismos de busca
  • Suporte extensivo a plug-ins
  • Categorias aninhadas e múltiplas categorias para artigos
  • TrackBack e Pingback
  • Filtros tipográficos para formatação e estilização de texto corretas
  • Páginas estáticas
  • Múltiplos autores
  • Suporte a etiquetas (desde a versão 2.3)
  • Pode administrar múltiplos blogs em subpastas ou subdomínios (desde a versão 3.0)
  • Importação e exportação de dados
  • API de desenvolvimento de plugins
  • Níveis, promoção e rebaixamento de usuários
  • Campos personalizados que permitem armazenar dados extras no banco de dados

Temas WordPress

Temas WordPress foram criados para mudar todo o design do site ou blog criado através dele, a alteração do tema modifica a aparência do site através do front-end ou seja, quando um visitante entra no seu site ele pode notar a beleza do site através do tema.

Existem milhares de temas gratuitos que são criados e actualizados todos os dias por especialistas através do repositório de temas do WordPress.

Existem grandes benefícios ao usar um tema personalizado.

Estes benefícios podem incluir: possibilidade de mudar a tipografia do seu site, manter o site responsivo e se ajustar automaticamente em qualquer tela e de qualquer dispositivo e a capacidade de incluir elementos em qualquer parte do seu site.

Existem temas Premium que pode comprar se necessitar de um toque mais profissional no seu site. se for um Blog que tal experimentar o tema épico da UBER FÁCIL ? 🙂

Plugin WordPress

Tal como um tema wordpress, um Plugin também é muito importante na hora de criar um site com o WordPress.

É apenas um pedaço de software complementar que contém um grupo de funções que podem ser adicionados para que seu site tenha o funcionamento adequado.

Eles têm a capacidade de estender as funcionalidades ou adicionar novos recursos no seu site wordpress.
Os plugins são programados em PHP que são depois integrados ao WordPress.

No WordPress você tem a Capacidade de instalar e desinstalar os plugins através da área de administração. Você também pode fazer o download e instalar manualmente cada plugin que desejar.
Actualmente existem cerca de 48,530 Mil Plugins no Repositório do WordPress para Download gratuito.

Existem plugins premium que podem ser comprados se necessitar porque os plugins gratuitos certamente vão atender a todas as demandas da criação do seu site.

Diferença entre WordPress.ORG e WordPress.COM

Se realmente já esteve interessado em trabalhar com o wordpress já deve ter se deparado com esta diferença na internet, se está confuso saiba que não está sozinho nisto, teremos todo gosto em explicar para você a diferença dos dois serviços.

Como já sabe: O  WordPress é um software gratuito que você pode usar para criar um belo site, blog ou aplicativo.

Você pode criar e gerenciar o conteúdo do seu site usando apenas seu navegador. Confira a diferença entre WordPress.ORG & WordPress.COM.

WORDPRES.ORG

Agora que já sabe o que é o wordpress, já poderá entender qual a diferença entre WordPress.org e WordPress.com.

O WordPress.org é totalmente gratuito e está disponível para download gratuito, com o wordpress.org criar e gerenciar todos os aspectos do seu site do jeito que quiser e com total liberdade de instalar e remover componentes de maneira simples e intuitiva.

Para usar o WordPress.org você precisara de meios para que o seu site funcione, estes meios podem incluir o seguinte:

Domínio próprio

O Blog WordPress precisará de um domínio apontando para ele para que funcione, hoje existem empresas vendendo domínios a menos de 10 Dólares, em Angola os Domínios podem custar cerca de 5.400 AKZ à 10.000 AKZ, com um domínio você será capaz de configurar o wordpress e acessa-lo através do seu endereço.

Caso ainda esteja na duvida sobre onde comprar o seu primeiro domínio confira nossa lista de empresas que vendem os domínios mais baratos da internet.

Hospedagem Web

Todo Site começa com uma hospedagem web, quer seja gratuita ou paga sempre precisará de um meio para hospedar o seu site feito em WordPress.

Depois que o seu wordpress estiver instalado você terá o controle completo sobre todos os aspectos do seu site.

Você poderá personalizar o seu site e instalar novos recursos através dos plugins ou mesmo modificar os arquivos CSS e PHP se tiver algum conhecimento.

A melhor maneira de começar um site WordPress é contratar uma Hospedagem Compartilhada afim de gastar menos dinheiro até começar a ganhar as primeiras visitas no site, mais se precisar de mais poder no seu servidor pode começar com uma hospedagem VPS ou com Servidor Dedicado.

Não importa qual hospedagem virá a escolher tenho certeza que o seu site será um sucesso se dedicar esforço e muito amor na criação do mesmo.

WORDPRESS.COM

O WordPress.com também é totalmente livre, é um serviço semelhante ao blogger do Google.

É uma versão auto hospedada onde você ganha um sub-domínio para ter acesso ao site e poderá construir e configurar o seu site em praticamente 5 minutos.

No processo de criação e inscrição você será permitido a escolher um nome para o seu site que será incluído automaticamente e será o seu endereço de acesso ao site, por exemplo: [ www.meusite.wordpress.com ].

Nesta versão do wordpress também é possível criar sites e blogs totalmente profissionais sem gastar absolutamente nada, porém no plano gratuito você não é capaz de ter o seu próprio domínio e terás apenas 3GB de espaço para armazenar o conteúdo do seu site ou blog.

Existem os planos pagos que você precisa desembolsar uma certa quantia para obter todos os recursos que precisar como:

Personalização do SEO, integração com o Google analytics, remover a marca do wordpress.com.

Ainda pode monetizar o seu site, ter espaço ilimitado, e ter suporte por Email e Chat ao vivo, além de ter acesso a uma infinidade de temas premium disponíveis você terá acesso a um curso gratuito online para aprender como administrar o seu site feito no wordpress.com.

PLANOS NO WORDPRESS.COM

Criar um site no wordpress você gasta menos do que poderia gastar em qualquer outra escolha que fizer, confira abaixo os plano disponíveis para o wordpress.com.

 

CONFIRA OS PLANOS AQUI 

QUAL É A VERSÃO DO WORDPRESS INDICADA PARA MIM

Se deseja criar  um site e não tem dinheiro para investir nas despesas de hospedagem e compra de domínio e não quiser monetizar o seu site certamente a sua escolha será optar por um serviço gratuito como o wordpress.com.

WordPress.com vs WordPress.org (qual é melhor para você?)

Se você é um blogueiro pessoal e que não se importa em ganhar dinheiro com seus sites, então certamente irá ficar com WordPress.com.

Se você é um blogueiro que precisa de um blog para ganhar dinheiro e deseja crescer, então você irá precisar do WordPress.org.

Digamos que você decide ficar com o WordPress.com, compra seu domínio personalizado (US $ 17 por ano), paga o plano livre de anúncios (US $ 29,97 por ano) e decide fazer upgrades no design do blog (US $ 30 por ano). Esse total é $ 76.97, e você ainda não está no controle total da sua hospedagem.

Para WordPress.org, você pode usar um plano de hospedagem compartilhado da Bluehost (oficialmente recomendado pelo WordPress), que custa US $ 3,49 por mês para $ 41,88 por ano, e inclui um nome de domínio gratuito.

Se você for para outras empresas de hospedagem web , certamente vai pagar um preço semelhante, mas você não vai conseguir um domínio. No entanto, você pode obter um nome de domínio por US $ 15 a partir de GoDaddy ou NameCheap .

Seu total chegaria a US $ 57,4 por ano e você terá controle total sobre tudos os aspectos da sua hospedagem e dos seus sites, além de poder hospedar quantos sites quiser ao contratar uma hospedagem compartilhada ou um servidor VPS que é relativamente barato.

RESUMO

Ufah! com toda esta matéria espero que já esteja convencido de qual versão do wordpress vai usar para criar os teus sites.

O WordPress.org é grátis e muito fácil de usar, o usuário ficará no controle total de tudo dentro da sua hospedagem web, você tem a capacidade de instalar novos temas e plugins que necessitar, desactivar e reactivar funções.

Além do mais você pode ganhar muito dinheiro com o seu blog através do wordpress.org, poderá fazer uma análise personalizada e efectuar o acompanhamento de todo.

 ALGUNS CONTRAS DO WORDPRESS.ORG

Como qualquer outro site você certamente precisará de uma boa hospedagem para o seu site, tendo em conta que muitas hospedagem ficam fora por ar, deverá efectuar uma rígida selecção deste serviço.

De maneira que o seu site for crescendo os custos de hospedagem também crescerão na mesma proporção.

Mas na mesma estarás a ganhar um bom dinheiro com o seu site. bastando saber como ganhar muito dinheiro com seu blog.

Você será o principal responsável por efectuar os backups, mas felizmente existem plugins que poderão ajuda-lo nesta tarefa, as empresas de hospedagem também oferecem ferramentas de backup para minimizar esse trabalho.

logo não é uma coisa por se preocupar, enquanto você somente cuida dos aspectos do seu site e de como ganhar dinheiro.

Você será o principal responsável também por evitar SPAM no seu site, nenhuma empresa de hospedagem e nem mesmo os motores de pesquisa ficariam felizes pelo facto do seu site estar infectado por spams.

Existem também plugins e ferramentas dentro de planos de hospedagem que podem ajuda-lo a proteger o seu site do spam.

BENEFÍCIOS DO WORDPRESS.COM

O WordPress.com é grátis apenas no primeiro plano e é oferecido um espaço em disco de 3GB, depois disso você terá que pagar por mais espaço com cerca de 20 $ anuais por mais 5GB de espaço ou quase cerca 290 $ para 300GB por ano.

Os Backups são feitos regularmente pela equipe do WordPress.

ALGUNS CONTRAS DO WORDPRESS.COM

Eles colocam anúncios em todos os sites gratuitos. não é como o blogger onde mesmo com um sub-domínio você instala os temas que quiser e pronto, nunca verá nenhum anúncio do google excepto se você decidir inserir anúncios para monetizar o seu blog.

Se você não quiser ver anúncios no seu site ou blog você terá que pagar por um plano para que os anúncios sejam removidos.

Você não tem permissão para monetizar o seu blog a menos que receba 25.000 Visitas por mês,

Na versão do wordpress.com você não pode instalar plugins, sendo que o wordpress é conhecido por sua capacidade de ser flexível através da instalação de plugins e temas de quase todos os segmentos, O WordPress.com não permite a instalação de Plugins.

Não é possível usar temas personalizados com o WordPress.com, nunca poderá por exemplo usar o tema épico da uberapenas poderás efectuar a mudança de cores, o logo do site e as informações de texto, o resto como é propriamente feito no wordpress.org nunca será possível.

Não é possível alterar o código fonte do seu site o blog criado com o wordpress.org, logo não será possível inserir códigos personalizados, como as vezes é feita a instalação do código de acompanhamento do Google Analytics.

Eles podem excluir o seu site a qualquer momento se eles acharem que o seu conteúdo viola os seus termos de serviço.

Mesmo que você pague algum plano e fazer upgrades no seu plano, ainda assim vai ter que dizer a todos o seu site foi criado com o wordpress.com.

E AI ? JÁ SABE QUAL É A VERSÃO DO WORDPRESS QUE VAI USAR PARA CRIAR O SEU SITE ?

Deixe nos Comentários o que achou deste artigo sobre o WordPress.

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here