Se você perguntar a 150 consultores de SEO para definir o Search Engine Optimization ou SEO, é provável que você obtenha 150 diferentes interpretações para o termo SEO – Optimização para mecanismos de Busca. A Razão para isso é que os profissionais de Marketing podem oferecer aos seus clientes uma abordagem abrangente para os problemas com SEO.

Geralmente as pessoas se concentram em um ou dois aspectos de SEO e fornecem aos seus clientes informações incompletas.

 

O QUE É SEO – SEARCH ENGINE OPTIMIZATION

SEO é a abreviação de Search engine Optimization, e não há nada de místico nele, você certamente já deve ter se deparado com este termo na Internet e já deve ter tido princípios de como funciona o SEO.

Basicamente o SEO é um processo mensurável, repetitivo e que é usado para enviar sinais para os motores de busca avisando que as suas páginas valem a pena serem exibidas no índice do Google ou qualquer outro motor de pesquisa.

 O SEO é o processo usado para optimizar um site para os mecanismos de busca de modos a melhorar a qualidade e o volume de tráfego da web para um determinado site empregando um série de técnicas de SEO compravadas e que ajudam um site a alcançar uma classificação mais elevada nos motores de pesquisa como o Google, Bing e Yahoo. Seguindo todos os princípios determinados pelos mecanismos de pesquisa. 

NO CONTEXTO

Considere reflectir sobre os seus próprios hábitos de pesquisa na internet. Quando você precisa encontrar informações na internet, seu primeiro instinto será a de usar um mecanismo de busca porque é a maneira mais rápida e fácil de obter os resultados que precisa. Uma vez que os resultados de pesquisa são exibidos! É muito provável que você vá escolher os resultados da primeira página de resultados do mecanismo de busca, claro porque eles são mais relevantes para o termo que está a procura e permitem que você explore o termo com mais profundidade através das palavras chaves apresentadas.

Este é o objectivo para Optimizar um site para os mecanismos de pesquisa, feito isso o seu site terá uma classificação maior nos mecanismos de busca e por sua vez leva a um maior volume de tráfego e totalmente qualificado. Se o seu negócio está a deriva e precisa ganhar alto volume de tráfego considere implementar técnicas para optimizar o seu site para os motores de pesquisa.

SEO coloca o seu site no lado esquerdo das pesquisas do Google onde certamente nascerá a sua credibilidade instantaneamente com as pessoas que você desejar alcançar. 

3 PRINCÍPIOS USADOS PARA OBTER UMA PONTUAÇÃO MAIOR NOS MECANISMOS DE PESQUISA

Qualidade: Neste caso o Google vai medir qual site deverá obter a classificação maior desde que esteja oferecendo um conteúdo valioso, único ou interessante para os usuários que pesquisam sobre a palavra chave em destaque no conteúdo que deseja rankear no mecanismo do google.

Exemplo: Para um bom conteúdo, se você estiver comercializando Camisas na sua loja online e usar a mesma descrição como todas as outras lojas de e-commerce para este mesmo produto, então você não tem um conteúdo diferente das demais publicadas, logo é difícil se destacar nos mecanismos de pesquisa. Mesmo que o que estejas a vender na Internet seja original e de boa qualidade, o conteúdo é o mesmo que outros sites, logo o Google não terá como dizer aos visitantes que o seu conteúdo é o mesmo da Internet, em vez disso ofereça conteúdo realmente interessante as pessoas. Por exemplo, ofereça aos usuários a capacidade de personalizar as t-shirts, da-lhes as informações necessárias para o envio, todas as características necessárias para que o seu conteúdo fique totalmente claro.  Seja o mais criativo possível ao escrever sobre os seus artigos, se for uma loja online, peça que os clientes façam fotos com o produto e enviem para que sejam publicadas no site.

Faça algo diferente, faça algo único, mostre ao Google e outros motores de pesquisa que você é diferente e melhor que os outros resultados apresentados na pesquisa.

Confiança: Entenda que o Google não irá exibir quaisquer resultados para os pesquisadores, se pretende obter uma classificação maior nos motores de pesquisa o seu conteúdo deve passar confiança para o usuário que busca pelo termo que você publica. O Google quer mostrar sites que são confiáveis, O Google usa uma série de critérios para classificar um site nos seus resultados, O Google é mais conhecido pelos webmasters por penalizar sites que não seguem as directrizes, principalmente através de comentários ruins, palavras chaves mal usadas, o Google certamente vai descobrir com o tempo e poderá penalizar o seu site nas pesquisa, Você precisa provar aos algoritmos do Google que o seu conteúdo é confiável, sites de grande autoridade precisam ligar para o seu também, seu conteúdo deve estar nos Sites de notícia, Ligações com sites da industria diversas, sites confiáveis precisam ligar para o seu porque o seu conteúdo realmente interessa.

Autoridade: O Google sempre quer mostrar sites que são populares, você precisa convencer o Google, enviar sinais que seu conteúdo é realmente popular para a palavra chave que precisa rankear nos mecanismos de pesquisa.

Existem factores que podem ser usados para determinar o nível de popularidade como: Número de compartilhamentos nas redes sociais, número de comentários, número de backlinks disponíveis para o artigo, etc. Se ainda pensa em como o SEO funciona, só precisa disso, provar aos motores de pesquisa que o seu conteúdo é realmente autoritário e confiável e totalmente original, interessante para quem busca pelos termos que você especifica nas palavras chaves, produza conteúdo de boa qualidade, faça com que outros sites liguem para o seu conteúdo e o Google certamente vai amar isso, estará mais confiante de que pode apresentar o seu conteúdo nos resultados, deste modo, o seu conteúdo entrará nas classificações da primeira página do Google. Você vai concorrer para a primeira página do Google.

 

COMO ALCANÇAR RESULTADOS EXCELENTES ATRAVÉS DO SEO – OPTIMIZAÇÃO PARA MECANISMOS DE PESQUISA

Este é o ponto principal onde o SEO se torna confuso em várias vertentes, pois não existe uma abordagem única e abrangente e que funciona para todos os sites, assim como cada empresa é administrada de maneira diferente, o sucesso do SEO exige que uma empresa ou profissional de marketing elabore uma estratégia única para cada cliente, não existem atalhos e claro, ranking melhores são alcançados em semanas e não em dias, mas se feito correctamente, as suas técnicas de SEO podem transformar o seu site através de uma poderosa presença na Internet, que através disso criará um forte poder sobre seus bens e serviços prestados, para além de envolver o seu público alvo.

Para conseguir estes resultados é preciso empregar uma série de factores e combinação das seguintes práticas de SEO e muito mais:

  • Estratégia de SEO – É preciso analisar correctamente o seu site, quer seja por um consultor ou profissional liberal neste segmento, desde que seja experiente, afim de identificar oportunidades de melhoria e elaborar uma abordagem abrangente que vai se traduzir em resultados para determinadas palavras chaves escolhidas.
  • Pesquisa de Palavras Chave ou Keyoword Research –  Nesse aspecto é feita através de ferramentas como o Planejador de palavras chaves do Google ou Noble Samurai que eu uso especialmente para saber o quais as palavras chaves dos meus concorrentes. É feita uma pesquisa completa e identificar quais palavras chaves e frases vão alcançar os melhores resultados para o seu conteúdo.
  • Redacção ( Conteúdo Optimizado ) – Neste outro aspecto usamos palavras chaves e frases nas páginas do site para conseguir uma classificação elevada, desde que tais palavras chaves não sejam incluídas exageradamente dentro do seu conteúdo, criado assim uma abordagem sobre o assunto que ira soar naturalmente. Imagine se a sua palavra chave for ( Roupas Masculinas ) Essa palavra chave deve ser inserida dentro do seu artigo umas tantas vezes e desde que esteja o bom uso nos locais certos.
  • Link Building ( Ligações de entrada para o seu site ) – É um dos processos mais importantes para o SEO, consiste em fazer outros sites ligarem para o SEO mesmo que você não peça que seu link seja incluído nos sites que ligam para o seu conteúdo. É um processo de criação de links para o seu site, que permite o seu site conseguir uma classificação elevada nos motores de pesquisa. Uma das maneiras de conseguir isso naturalmente é através de conteúdos de alta qualidade e relevância onde você cita e é citado pelos outros sites, sem forçar a barra o seu conteúdo será citado em outros portais web. outro meio é pedir que seu link seja citado ( facto que não é proibido ) pode sim pedir a outros webmasters que linkem para o seu sem problemas desde que esteja criando o texto âncora adequado para a palavra chave que deseja rankear.

Estes são os principais aspectos de uma estratégia de SEO eficaz, mas existem vários outros métodos que podem ser empregados para ajudar o seu site a alcançar maior classificação nos mecanismos de busca, continue neste artigo e saberá muito mais sobre o termo e utilização das práticas de SEO.

 

COMO ENTENDER O SEO ?

Para entender o realmente significa o termo SEO, vamos quebrar essa frase mais abaixo e ver no se entendemos todos de uma vez como funciona o SEO.

  • Qualidade de Tráfego –  Nesta secção, você pode atrair todos os visitantes do mundo, mas se eles esses visitantes chegam até o seu site porque o Google diz a eles que você é um revendedor autorizado da Apple, enquanto que na realidade é um agricultor que vende maças, logo não é um tráfego de qualidade. Você deve atrair visitantes que realmente estão interessados nos seus serviços ou no seu conteúdo.
  • Quantidade de Tráfego – É quando você tem as pessoas certas a clicar nos resultados de busca (SERPs) quanto mais tráfego é melhor.
  • Resultados Orgânicos – Anúncios compões uma parcela significante de muitos SERPs, tráfego orgânico é todo aquele que você não tem que pagar por nada.

Pense em um mecanismo de pesquisa e como os resultados são certos quando você faz uma pesquisa e recebe a resposta correcta e de vez em quando nem chega sequer a abrir nenhum link dos resultados de busca porque logo nas SERPs você já encontra a sua resposta.

Já parou para pensar em como os motores de pesquisa fornecem os dados nos resultados de pesquisa ?

Todo mecanismo de busca tem um rastreador que sai e reúne informações sobre todo conteúdo que é pesquisado na internet. O índice do Google é alimentado a todo instante através do algoritmo que tenta combinar todos os dados através da consulta que é feita nesses mecanismos.

 

COMO FUNCIONA O SEO

SEO - Como funciona o Search Engine

Os Motores de pesquisa possuem duas grandes funções que principais: Rastrear e construir um índice, e fornecer aos usuários que pesquisam uma lista classificada dos sites mais relevantes.

Rastreamento: Vamos imaginar que World Wide Web como uma rede de estações de Metrô em uma grande cidade.

Cada estação de Metrô é um documento único ( geralmente uma página de internet, mas de vez em quando um documento PDF, JPG ou Qualquer outra extensão de arquivo ). Os motores de pesquisa precisam de uma maneira para rastrear toda a cidade e encontrar todas as estações do metrô ao longo do caminho, para que eles possam usar os melhores conteúdo e devolve-los no índice de pesquisa do mecanismo de busca.

Para que serve a estrutura de ligações da internet ?

Certamente para ligar todas as páginas em conjunto, as ligações permitem que os robôs automatizados dos motores de pesquisa chamados crawlers ou aranhas a rastrearem os muitos triliões de documentos interligados na web.

Uma vez que essas páginas são encontradas, eles decifram o código a partir deles e armazenam as peças mais relevantes nos seus bancos de dados, para que mais tarde sejam lembrados, desde que seja feita uma consulta para aquele termo, para facilitar o processo de entrega de resultados, as empresas têm construído e investido em datacenters em quase todo mundo.

Essas instalações monstruosas de armazenamento ( os chamados DataCenters ) com milhares de máquinas de processamento, com grandes quantidades de informações que são transferidos muito rapidamente, quando uma pessoa realiza uma pesquisa em qualquer dos motores de pesquisa, eles exigem resultados instantâneos, mesmo que um atraso de um ou dois segundos pode sim causar insatisfação do usuário, por isso as empresas trabalham duro para fornecer respostas em tempo recorde

Entrega de Respostas: Os mecanismos de busca são máquinas feitas para dar respostas, quando uma pessoa realiza uma pesquisa online, o motor de pesquisa rastreia seus mais de biliões de documentos e faz duas coisas; primeiro retorna apenas os resultados que são relevantes ou úteis para a consulta do usuário, segundo; classifica esses resultados de acordo com o nível de popularidade dos sites que fornecem o conteúdo. o processo do SEO destina-se a dois grandes factores influentes: Relevância e Popularidade

Como funciona o processo que determina a relevância e popularidade: Para um mecanismo de busca, relevância significa encontrar palavras certas numa página web, no início da WEB os motores de busca não foram muito além desta ideia tão simplificada, e os resultados de busca eram de valor e classificação limitada, ao longo dos anos os engenheiros inteligentes criaram maneiras de criar combinações melhores comparando com as consultas dos usuários. Hoje centenas de factores influenciam para a relevância.

Esta definição tem provado bastante sucesso em termos de satisfação do usuário através das consultas feitas nos mecanismos de pesquisa. 

A popularidade e a relevância não são determinadas manualmente. Em vez disso, os mecanismos empregam equações matemáticas que chamamos de algoritmos para classificar e separar o trigo do joio ( Relevância ) e de seguida classificar o trigo por ordem de qualidade ( Popularidade.

Estes algoritmos geralmente compreendem centenas de variáveis. que poderá ver mais abaixo.

 

OS FACTORES MAIS IMPORTANTES DE CLASSIFICAÇÃO PARA O GOOGLE

SEO - Factores de classificaçãoO Google usa cerca de 200 vários factores para classificar um site nos resultados de pesquisa ( SERPs ).

Não importando o quanto é elevado o número, a magnitude é especial para quem está no início da blogosfera.

Mas nem todos os factores são realmente importantes, alguns são apenas para manter o seu conteúdo em conformidade e outros não farão muita diferença porém não significa que devem ser excluídos.

Por isso listamos aqui os factores mais importantes para obtenção de uma classificação elevada no mecanismo mais famoso do mundo que é o Google.

O mundo já conta com empresas e profissionais dedicados que periodicamente fazem uma análise completa de como funcionam os mecanismos de pesquisa. O importante nestes factores é que eles mostram a realidade e conformidade dos sites que possuem maiores classificações nos motores de pesquisa, levando assim outros sites é optarem por seguir as mesmas técnicas difundidas por especialistas de toda internet dedicados a ajudar iniciantes, Empresas como a MOZ, BACKLINKOSEARCH ENGINE LAND e o próprio Neil Patel no seu Guia Completo sobre Search Engine Optimization.

 

Factores na Página:

O modo como você optimiza a sua página web causa um efeito mais profundo na sua classificação, Veja factores mais importantes de optimização de página que podem afectar a sua visibilidade na web.

1.  Incluir palavras chaves no Titulo da página – Incluir palavras chaves no título emite um sinal de relevância mais forte para um mecanismo de busca. A própria TAG destina-se a dar a descrição precisa do conteúdo das páginas. Os mecanismos de busca usam-no para indicar o título principal de um resultado de busca. Incluindo uma palavra chave que irá indicar para um mecanismo de busca afim de classificar a página web.

2. Meta descrição e uso da palavra chave nela – Todos sabemos que a importância de uma meta descrição bem trabalhada é sinónimo de muito trabalho e dedicação para que o conteúdo venha obter classificações excelentes nos mecanismos de busca, o assunto hoje é frequentemente discutido em círculos de SEO, Palestras e seminários com grandes profissionais. É no entanto ainda um sinal de relevância.

Também é crucial para obter cliques de usuários através das SERPs – Resultados de pesquisa. Incluir a sua palavra chave dentro da Meta descrição torna mais fácil identificar o resto do conteúdo, torna mais relevante para um motor de busca e um pesquisador.

3. Usar a TAG H1 com a palavra chave principal da página – TAG H1 é ainda outro factor de relevância, serve para descrever rapidamente o conteúdo de qualquer página como se fosse um rápido resumo. apesar de ainda pairar uma dúvida no ar sobre a sua relevância, ninguém pode negar sobre a importância deste método, ainda é uma boa e única prática fazer a inclusão da TAG H1 de maneira original em qualquer página web.

4. O comprimento do Conteúdo ( Número de palavras )  – O usuário que busca por um termo na internet quer aprender algo valioso, busca por conhecimento, ninguém mais se contenta com informações básicas, O Google por outro lado procura conteúdos autoritários e informativos para classifica-los, é de senso comum que se o seu conteúdo for de idade maior a classificação será elevada. Não seja tímido, escreva conteúdos longos e altamente útil, especificando as palavras chaves principais de maneira razoável.

5. Conteúdo Duplicado – Nem todos os factores podem influenciar directamente na sua classificação de maneira positiva, ter uma página similar a outras várias páginas dentro do seu site pode sinceramente atrapalhar a classificação do mesmo, evite duplicar o conteúdo, em vez disso, escreva algo original. Porém existem também alguns mitos sobre o assunto que você precisa verificar.

6. Etiqueta Canónica ( Aviso para o Google ) – Ter duas URLs com conteúdos semelhantes é quase inevitável, umas das maneiras de impedir que isso se torne um problema para o seu site é usar uma TAG canónica no seu site, essa TAG terá a grande função de avisar aos mecanismos de busca como o Google que uma URL é equivalente ao outro, afirmando claramente que apesar das duas páginas terem o mesmo conteúdo, elas são de facto uma apenas.

7. Optimização de Imagens – Não é apenas o texto que pode ser optimizado numa página, mas existem outros meios também: Por exemplo as imagens, podem emitir um sinal de relevância para os mecanismos de pesquisa, através do seu texto alternativo, subtítulo e a descrição da imagem.

8. Links de saida ( Outbound Link ) – Vincular o seu conteúdo com páginas de alta autoridade envia sinais de confiança para os mecanismos de pesquisa. Pense nisso desta forma, a única razão pela qual você iria enviar um usuário para outro site é a de fazer com que eles aprendam mais sobre o assunto. Isso pode ser um factor de confiança enorme para o Google. Muitas ligações externas poderão diminuir significativamente o PageRank da sua página, prejudicando a sua visibilidade nas pesquisas. Os links de saída podem afectar sua classificação, desde que use com moderação terá resultados excelentes, aprenda mais sobre como e porque usar os Links de saída no seu blog. Se quiser acompanhar quando os usuários clicam nos links de saída use este tutorial do Google sobre como acompanhar os cliques em links de saída.

9. Actualização Frequente do Conteúdo – Os Algoritmos do Google preferem conteúdos recém actualizado. Isso não significa que você tem que editar suas páginas a todo tempo. Acredito que para páginas de lojas de E-commerce, como descrições dos produtos, o Google reconhece o fato de que elas não são tão sensíveis ao tempo quanto os artigos postados no blog que certamente cobrem os eventos mais recentes de qualquer site.

No entanto, é aconselhável incluir algumas estratégias para actualizar alguns conteúdos pelos menos uma vez em cada 12 meses. Nunca esqueça que o Google adora conteúdo fresco. Eu porém conheci 5 Razões do porque conteúdos actualizados são importantes para o seu site e o SEO.

10. Ligações internas ( Link Building ) – Interligar as suas páginas internas irá passar uma força entre todos eles, se uma página em seu site obtiver bastante tráfego, compartilhamento e comentários, e dentro dele interligar pelo menos mais duas de suas páginas desde que use um texto âncora para identificar o conteúdo fará que a mesma ganhe um pouco da relevância desta mesma página.

11. Palavras chaves na URL – Incluir a sua palavra chave principal na URL da Página ou artigo, é outro método importante para enviar sinais de relevância para os motores de pesquisa, sempre use a palavra chave principal do seu conteúdo na URL SLUG ( Que fica antes da barra /. )

 

Factores locais ( SEO On-Page ):

Existem factores muito importantes que podem afectar a sua visibilidade nos resultados de pesquisa para o seu site como:

1. Mapa do Site ( Sitemap ) – Um mapa do site ajuda o motor de pesquisa a indexar todas as páginas do seu site, é a maneira mais simples e eficiente de informar ao Google quais páginas do seu site devem ser incluídas.

2. Confiança no Domínio ( Domain Trust ) – A confiança é importante. É dificil não pensar que os sites que o Google confia dever obter uma classificação alta, MAs como você constrói essa confiança? A Backlinko pode te responder essa questão e logo em breve teremos um artigo sobre o assunto. De maneira comum construir a confiança para o seu domínio normalmente envolvem custos adicionais.

3. Localização do Servidor – Alguns Profissionais de SEO acreditam que a localização do Servidor ajuda a aumentar a classificação para este país ou região em particular.

4. Optimizar o site para dispositivos Móveis ( Responsividade ) – Em apenas um, 46% dos usuários usaram dispositivos móveis para efectuar buscas nos mecanismos, acredito que este número aumentou exponencialmente nos últimos 12 meses. Não é nenhuma surpresa, então certamente que ter um site não optimizado pode sim afectar o seu rankeamento nos buscadores.

5. Integração com o Google Search Console –  Por último nesta categoria, o seu site deve ser verificado através do Google Webmasters Tools, é propriamente para ajudar a indexar o site e mesmo que não seja por isso a ferramenta vai fornecer dados muito valiosos sobre o seu site afim de ajudar-te a melhorar todos os aspectos, erros do servidor, sitemap, etc.

Factores fora do Site ( SEO Off-Page ):

Ao classificar o seu site, o Google examina uma série de factores fora do seu site também, esses factores devem ser considerados e levado a sério na arte de rankear nos mecanismos de pesquisa. 

1. Número de ligações para o seu site – O número de domínios que ligam para as suas páginas , é um factor a considerar para a classificação também, no entanto ainda é melhor ter mais links de domínios individuais do que de um único domínio. Existem maneiras de conseguir esses número, apenas escrevendo conteúdos valiosos e de grande relevância.

2. O número de ligações de Páginas – pode haver alguns links para um domínio específico, este número é um factor de classificação também muito interessante, ainda é melhor ter mais links de domínios individuais do que um domínio único.

3. Autoridade de domínio de ligação – A autoridade de um domínio pode ser um factor de classificação muito considerada pelos buscadores, por esse motivo um link encontrado numa página de autoridade alta passará a ter uma relevância maior nos buscadores do que quando está num domínio de autoridade inferior.

4. Links encontrados na Home ( Página Inicial ) – Do mesmo modo, alguns Profissinais de Marketing também acreditam que links encontrados na página inicial de um domínio de referência leva mais força na classificação do que aqueles encontrados dentro das páginas.

5.  Links com Rel = nofollow

O Google declarou recentemente que e oficialmente que eles não contam links com o atributo rel = nofollow. O “nofollow” oferece uma maneira para que os webmasters digam aos mecanismos de pesquisa “Não siga links desta página” ou “Não siga este link específico”. Conforme visto neste artigo do Google.  Portanto o número dos seus links com atributo Rel = follow certamente vão afectar sua classificação.

6. Diversidade de Links que você constrói – Os tipos de links que você constrói para o seu site também são importantes. Muitos links de cada tipo podem ser um indicador de que esteja enviando SPAM para os mecanismos e isso pode geralmente afectar sua visibilidade na web.

7. Links Contextuais – Diz-se que os links dentro do conteúdo da página valem mais do que os links que ficam na barra lateral, por exemplo.

8. Links âncora – O Texto âncora de um link costumava ser um factor de classificação muito forte, Hoje ele pode ser utilizado como um sinais de envio de SPAM se usado incorrectamente, impactando assim a sua classificação nos mecanismos de Busca como o Google.

 

Factores com o Domínio:

Por último, seu domínio pode afectar a sua classificação nos mecanismos, alguns sinais de domínios não são tão forte quanto parecem, ou como costumavam ser, existem poucas coisas que precisam da sua atenção na hora de registar um domínio, Preste Atenção.

1. Idade do domínio – O Google considera que os domínios registados a mais de um ano são mais confiáveis. Você pode encontrar este e mais outras vantagens neste artigo sobre a idade do domínio no blog de Frank Marcel.

2. Histórico do Domínio – Você pode não ser a primeira pessoal que registou o domínio. E se o mesmo foi penalizado no passado, normalmente esses histórico pode afectar sua classificação, se for para reconsiderar a comprar e usar o domínio, vai ter muito trabalho para provar ao Google que o domínio agora é confiável.

3. Extensão das TLD – Se a sua intenção é segmentar um determinado negócio local, diz-se que ter um domínio com um TLD específico para cada país como: ao, co.ao, pl, co.uk, .pt, .com.pt, ajudará muito nas classificações para o seu domínio.

 

E ai ? tem algum outro factor que você considera relevante para outros leitores, Deixe nos comentário . 

TIPOS DE TÉCNICAS SEO MAIS USADAS

White Hat SEO, Black Hat SEO e Gray Hat SEO O que são

Existem muitas maneiras e filosofias criadas para optimização de sites, Alguns Profissionais de Marketing usam regras afim de melhorar a classificação nos motores de pesquisa, alguns não. É uma tarefa importante de qualquer webmaster saber porque e como os seus sites estão sendo optimizados para os mecanismos de pesquisa. Infelizmente, existem muitas histórias trágicas de empresas que não sabiam como e quais técnicas eram usadas para aprimorar a optimização dos seus sites para o mecanismo de busca, nesse momento o seu site é banido e penalizado dos motores de pesquisa e sinceramente não existe nada que possa fazer para reverter a situação.

Na Indústria de SEO – Search Engine Optimization existem nomes para diferentes modelos de optimização de sites: White Hat, Black Hat e Gray Hat que são os mais comuns e desde já acredito que é possível notar o bem e o mal nos nomes citados acima.

SEO - Tecnicas mais usadas, White At, Black At, Gray At

White Hat SEO – Pessoas que usam está técnica de SEO para optimizar sites nos mecanismos de busca acreditam que o mecanismo é um amigo de boas práticas, usando estas técnicas aceitamos a cumprir as regras estabelecidos pelos motores de pesquisa de modo que se faça sentir o cumprimento em ordem da construção de um longo e duradouro e elevado nível de confiança entre os sites e os motores de pesquisa. Veja aqui as directrizes para Webmasters do Google. Ou as Directrizes para Webmaster do Bing.

TÉCNICAS BÁSICAS PARA O WHITE HAT  DE SEO

1. Conteúdo de Qualidade – Quando comecei a criar blogs a cerca de 2 anos atrás e sempre que olhava para as técnicas de SEO me deparava com o termo – Conteúdo é o Rei – e é bem verdade. Não há nada mais valioso que você pode fazer para optimizar o seu site para os mecanismos de busca do que oferecer conteúdos valiosos e exclusivos para o seu público alvo. O Objectivo do mecanismos é fornecer um resultado de pesquisa adequado para os visitantes. toda busca feita na internet é validada por algoritmos afim de serem entregues conteúdos apenas valiosos.

Por Exemplo:

Você é um usuário que está a procura de uma ferramenta de SEO para comprar na internet, vamos certamente para o Google e procurar o termo – Ferramentas de seo para Comprar – nesse contexto imaginemos que o mecanismo nos oferece apenas dois resultados para essa pesquisa.

Site 1

O Site 1 consiste de uma única página com 3 parágrafos de texto. O texto nos mostra que a empresa tem disponível um software para SEO, fornece um número de telefone e um formulário de contacto.

Site 2

O Site 2 contém 30 Páginas mais todos focados no mesmo assunto sobre Ferramentas para SEO – Nele podemos encontrar o preço, especificações técnicas e instruções de como utilizar o Software de SEO.

Qual site você acha que o mecanismo de busca vai considerar e oferecer ao usuário ? Sendo um exemplo bastante óbvio, mas ilustra a importância de se escrever um conteúdo rico para que a sua prioridade nas SERPs seja de boa qualidade.

O Conteúdo deve ser:

  • Original e não infringir os direitos de propriedade intelectual de terceiros
  • Deve ser altamente relevante e útil para o seu público alvo.
  • Muito bem escrito e com boa gramática e ortografia
  • Para e imagens e vídeo deverá incluir Textos alternativos e a descrição, e se for necessário dar crédito ao artista original ( se estiver a suar uma licença CC – Creative Commons nas suas imagens por exemplo )
  • Ligue para as páginas que pesquisou sobre o assunto que escreveu se for o caso de ter copiado um trecho de alguma parte da internet.

Dê Valor a sua audiência

A melhor maneira possível de construir uma presença forte na internet é dando o valor necessário para o seu público alvo.

Isso pode incluir:  

  • Ter um site bem construido, funciona bem e é capaz de ser usado em todas as plataformas como Desktop, Tablet e outros dispositivos móveis.
  • Produzir conteúdos associáveis ao que é pesquisado na internet.
  • Misturar conteúdos de mídia como imagens e vídeos, sem depender apenas de texto.
  • Usar botões de partilha nos seus sites, que permite aos usuários partilharem o seu conteúdo, Facebook, Google+, Twitter e o Linkedin.

 

Gray Hat SEO –  é uma prática não muito conhecida e mais arriscada que o White Hat SEO – que pode ou não funcionar em determinados sites e pode até provocar que seu site venha a ser banido do mecanismos e dos seus sites afiliados, Geralmente as práticas do Gray Hat não pertencem a nenhum dos dois ( White Hat e Black Hat ) porque as condições de com relação ao uso deste método não são nada claras, Esperamos que através deste artigo você obtenha a resposta certa para o que procura.

 

TÉCNICAS BÁSICAS PARA O GRAY HAT SEO

Gray Hat segundo o agência mestre é a prática de fazer uso de técnicas duvidosas, sendo que o Gray Hat tem uma Queda pelo Black Hat, mas que não são facilmente identificadas como tal através dos mecanismos, normalmente no uso desta prática pode incluir algumas técnicas do White hat porém com uso agressivo de alguns detalhes como: Spam para palavras chaves ( uso excessivo de palavras chaves no conteúdo ), não é digno de punição mais incrementar atributos title e alt text com palavras chaves, por excesso é um caso típico de Gray Hat.

Devemos entender que alguns casos extremos do Gray Hat podem levar a punições, mas não chegam a ser banidos dos mecanismos de busca como acontece com o Black Hat. De vez em quando os Webmasters nem se apercebem que saíram do White para Gray Hat e tudo isso na tentativa de optimizar o seu site para os mecanismos de busca.

Outras técnicas usadas no Gray Hat:

1. Comprar Domínios expirado

2. Mudar o Design do Site em intervalos Regulares

3. Convidar pessoas a comentarem no seu site

4. Deixar links do site em qualquer Blog ou site na internet

5. Exagero nos botões de partilha

6. Comprar Links de volta para o Seu.

7. Mau uso do SEO

8. Manipular palavras chaves

9. Escrever críticas negativas sobre outros sites ou serviços

10. Pagar por comentários

 

Certamente o Gray Hat SEO é uma junção de técnicas vindas de White Hat SEO e Black Hat SEO. segundo a SEO MASTER Na verdade o Gray Hat é exactamente isso; uma junção de White Hat e Black Hat. Um site que faz o uso de técnicas Gray Hat, no caso, mesmo fazendo o uso de todas as técnicas de White Hat, não se incomoda em se inclinar para o lado Black as vezes e usar de técnicas duvidosas para alcançar classificações instantâneas.

 

Black Hat SEO – Refere-se a um conjunto de práticas que são usadas para aumentar a classificação de um site ou página nos motores de busca através de meios que violam os termos de serviços dos motores de busca. O Termo Black Hat é de surgiu a partir de filmes ocidentais para distinguir pessoas más das boas, que usavam chapéus brancos, recentemente é usado par comummente para descrever hackers de computador, criadores de vírus e aqueles que executam acções anti éticas com a internet ou mesmo em computadores.

É importante saber que a execução destas práticas levará o seu site a ser punido dos motores de pesquisa, excluindo assim a  sua classificação nos mecanismos, todos os profissionais de marketing precisam saber e ter uma compressão adequada com as práticas do Black Hat SEO e suas consequências.

Dito a pouco que uma prática reprovada que no entanto, poderia aumentar a sua classificação nos resultados dos mecanismos de busca ( SERPs ), essas práticas são uma violação para os termos de serviço dos motores de busca e pode resultar em penalidades fatais nos motores de pesquisa ou mesmo em sites de afiliados.

Essas práticas foram abertamente denunciadas nos principais motores de pesquisa através das Directrizes para Webmasters do Google e do Bing.

Se você está dando valor para os mecanismos de busca em vez de considerar a necessidade do usuário, certamente você está fazendo o uso de Black Hat se a sua classificação nos mecanismos aumenta significativamente, fazendo que apenas os mecanismos de busca prestem atenção no seu conteúdo em vez de agregar valor para o usuário final. É um teste decisivo na hora de lidar com as práticas de SEO.

 

TÉCNICAS BÁSICAS PARA O BLACK HAT SEO

As seguinte práticas do Black Hat são consideradas perigosas e não devem ser usadas, Enfim se você quiser ficar de fora nos resultados de pesquisa ( SERPs ) pode usar essas práticas, segundo as directrizes para webmasters do Google as técnicas a seguir devem ser evitadas a todo custo:

Porque deve evitar práticas de Black Hat SEO ?

Práticas de Black Hat farão que seu site seja banido dos mecanismos de busca.

Embora possa haver algum sucesso a curto prazo com o aumento de tráfego para o seu site, as penalidades emitidas pelo Google estão ficando cada vez mais sofisticadas e podem ter efeitos devastadores nas classificações e perca de tráfego qualificado.

 

Técnicas de Black Hat são a sua escolha ?

Depende: A sua intenção é construir um negócio duradouro?

Se a sua resposta é sim, você deve evitar Black Hat SEO a todo o custo. Em vez disso, você deve procurar meios alternativos de melhorar a sua classificação nos motores de pesquisa.

 

Conclusão

Esperamos que todas as informações contidas neste artigo tenham tirado as principais dúvidas dos nossos visitantes e deixamos o espaço aberto para comentários e sugestões.

Tem alguma prática de SEO que queira acrescentar neste artigo ? Faça-o através dos comentários sem medo, queremos conhecer o seu ponto de vista.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here