Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O que é um domínio – Veja o Guia completo e Saiba como Registrar

Artigo:
Afonso Macosso

Reviewed by:
Rating:
5
On Novembro 20, 2017
Last modified:Novembro 20, 2017

Summary:

Para simplificar! um domínio é o endereço que você digita na barra de endereço do seu navegador para acessar um determinado blog ou website.

O QUE É UM DOMÍNIO

O que é Domínio

O que é um nome de domínio ? isso parece ser uma coisa muito básica de perceber, mas nem sempre é tão fácil, especialmente para os iniciantes.

Quando eu decidi criar o meu primeiro site? eu não tinha nem ideia do que era um domínio na internet e como era o processo de registro de um domínio. Quais eram os parâmetros a seguir para configurar correctamente as coisas. De modos que tudo funcione correctamente.

Eu principalmente estava preocupado com a privacidade, como conectar, desconectar um domínio, qual extensão era melhor, .com ou .net ? Tinha muitas dúvidas acerca do que se tratava na altura com os meus amigos, colegas e até familiares envolvidos em vários projectos que já desenvolvi.

Estás são algumas das preocupações que você também carrega ?

Claro! tudo parece muito básico para as pessoas que têm experiência no desenvolvimento de sites, mas para um iniciante, em tudo que concerne ao assunto a situação torna-se desconfortável.

Existem recursos suficientes em outros blogs dizendo e explicado em termos técnicos o que é um Domínio.

Mas esse é o real problema! é um pouco mais Técnico e nem sempre pode ser me português simples que pessoas normais poderão entender certas coisas.

Você provavelmente não está muito interessado nos detalhes técnicos de como um nome de domínio realmente funciona.

Você provavelmente não está mais interessado em como administrar praticamente o seu domínio na internet, e quais os potenciais problemas  que você deveria estar ciente de que poderão acontecer a todo custo.

O QUE É UM DOMÍNIO ?

O que é um Domínio

Para simplificar! um domínio é o endereço que você digita na barra de endereço do seu navegador para acessar um determinado blog ou website.

Por exemplo, o domínio do Google é https://www.google.com.br no Brasil, Em Angola é http://www.google.co.ao e na América é http://www.google.com.

O Endereço do nosso Blog é https://www.hostingmais.net que automaticamente redirecciona para https://www.blog.hostingmais.net.

Um domínio é exclusivo para apenas um site, é como uma impressão digital, ninguém pode ter impressão Digital igual a outra pessoa, sempre serão diferentes a cada ser existente no planeta terra, mesmo que estes sejam gémeos.

A internet é uma gigante rede de computadores conectados entre si através de uma rede global de cabos. Cada computador dessa rede pode se comunicar com os outros computadores.

Para identifica-los, cada computador recebe um endereço IP. É uma série de números que permitem a identificação de cada um deles na internet.

Tipicamente um endereço IP se parece assim!

22.248.66.3

Neste caso, vemos claramente como é difícil de lembrar e digitar este endereço no navegador.

Nomes de Domínios foram criados para inverter este quadro, hoje em dia não precisa mais digitar essa série de números no navegador. Em vez disso, você pode simplesmente digitar o nosso domínio que é hostingmais.net no navegador e automaticamente você acessa nosso site.

COMO FUNCIONA ?

O seu navegador envia uma simples solicitação para uma rede global de servidores formam o sistema de nomes de domínios. Esses servidores, em seguida, buscam os servidores de nomes associados a um domínio e reencaminham a solicitação para os servidores em questão.

Por Exemplo: Se o seu site estiver hospedado na Bluehost, as suas informações de nomes de Servidores ( Nameserver ) serão:

  • Ns1.bluehost.com
  • ns2.bluehost.com

Os servidores de nomes são computadores administrados pela sua empresa de Hospedagem, sua empresa de Hospedagem encaminha sua solicitação para o computador onde o seu site está armazenado.

Este computador é chamado de Alojamento Web, Nele existem softwares especiais criados para suportar as demandas provenientes das solicitações de usuários.

O seu Servidor recebe a solicitação e envia de volta as informações solicitadas para o navegador que a enviou.

DIFERENÇA DE DOMÍNIO E WEBSITE

Pense que um domínio é o seu número de telefone e um site é o seu aparelho, enquanto eles estiverem conectados! eles serão itens certamente distintos ( Diferentes um do outro ).

Você pode mudar o seu aparelho ( Website ) a qualquer momento e, ainda assim, manter o seu número de telefone existente ( Domínio ). E apenas conecta-lo ao seu novo telefone ( Novo Site ).

Ou, você pode mover o seu número de telefone ( Domínio ) para um novo provedor de serviços de telefonia ( Registrador de Domínios ). E ainda ainda assim mantê-lo conectado ao seu telefone existente ( seu site ).

Ainda está confuso ?

DomínioPor isso estamos aqui para explicar tudo sobre domínios na internet. É nossa missao exclarecer e sanar todas as dúvidas de nossos leitores, então entenda.

  • Eu posso comprar um novo domínio para este blog da Hostingmais ( Digamos que actualmente eu uso https://www.hostingmais.net ). Logo este domínio é deste blog.
  • O Meu blog possuí conteúdo escrito, imagens e vídeos nele.
  • Neste caso, se eu decidir iniciar um novo site e ligar este domínio no meu novo site ou blog! o meu caro leitor quando for digitar blog.hostingmais.com não vai encontrar todo esse conteúdo escrito nele.

A grande novidade para sí! é que o domínio não fica preso somente num único site, você pode desconectado e conecta-lo a outro site com conteúdo diferente!

Mas tenha em mente que o domínio só funciona para um único site ou blog e nunca para dois sites de uma só vez.

DOMÍNIOS GRATUITOS & DOMÍNIOS PAGOS

Na internet existem domínios gratuitos que são gerados pelos construtores de sites que podemos encontrar, como o WordPress.com, Wix, Squarespace e Weebly, etc.

Para ser mais específico neste assunto, esses construtores de sites oferecem um sub-domínio, então! se você optar por usar esses construtores de sites, você irá ganhar um subdomínio gratuito que ficará desse jeito;

  • hostingmais.wordpress.com
  • hostingmais.weebly.com
  • hostingmais.wix.com

Registrar um subdomínio gratuito nem sempre é uma boa opção, especialmente se você que construir um negócio de longo prazo com a sua própria marca registrada na internet.

A todo custo aconselhamos os nosos leitores a não usarem subdomínios gratuitos por causa dos motivos abaixo mencionados;

  • O Domínio nunca será seu. Embora seja gratuito o registo de domínios num criador de site, você não é proprietário, o construtor de site que você usou é dono do subdomínio que você usa, se você decidir mudar de hospedagem, o domínio ficará preso porque não é possível transferi-lo;
  • Um subdomínio é apenas uma extensão do domínio principal. Ao final do seu domínio escolhido! ele terá o nome ou domínio principal do provedor de serviços, Por exemplo; se usássemos a Weebly, nosso endereço seria, hostingmais.weebly..com em vez de hostingmais.net.

É por isso que recomendamos o gasto de alguns doláres na compra de um domínio próprio e sem depender de nenhum criador de site.

Isso além de ajudar a crescer a sua marca! sua credibilidade aumentará e as pessoas vão sempre confiar no seu link.

COMO REGISTRAR UM DOMÍNIO 

o que é domínio

Existem muitas empresas nas quais você pode  confiar para comprar o seu domínio, alguns dos mais conhecidos e as que confio principalmente são;

Internacional

Em Angola

No Brasil

Lembre-se que o Registo não é grátis, é possível sim, nestas empresas encontrar uma promoção que pode diminuir os custos de um domínios. Porém! anualmente é pago uma taxa para o resgistrador de domínios para o seu domínios permaneça registrado em seu nome e que ninguém mais detenha o mesmo domínio.

Você pode clicar neste banner e aproveitar a compra de domínio por apenas $ 3,98 Dólares por ano, preço que não vai encontrar em nenhum outro registrador. Clique no banner.


Namecheap.com

Quando o período de renovação chegar, período este que decorre anualmente e nunca mensal ou semestral como na Hospedagem de sites. Quando o seu domínio expira! ele ficará disponível para que outras pessoas possam registra-lo sem quaisquer restrição de compra! Ele automaticamente fica aberto para o mercado.

Felizmente as empresas registradoras de domínio lhe enviarão um e-mail informando a data de caducidade do seu domínio! eles fornecerão várias opções de renovação do seu domínio.

Premeditadamente, algumas empresas possuem a configuração de auto renovação, isso permite que o domínio seja renovado automaticamente! caso você não queira renovar o seu domínio, deve desativar essa opção nas configurações do seu painel de controle.

Caso seja um domínio de valor e você não quer perde-lo! deixe essa opção activada para que o seu domínio sempre seja renovado automaticamente.

QUANTO CUSTA REGISTRAR UM DOMÍNIO

Quanto custa um domínio ?De um modo comúm, um domínio lhe custará apenas 10 $ à 15 Dólares por ano.

Mas se o domínio que dejesar for de grande relevância na internet poderá lhe custar muito mais, quando falamos em domínios de grande relevância! Sáo domínios que lhe haviam sido registrados por outros clientes e que ao longo do tempo ganharam backlinks, o Page Rank é alto e a autoridade de domínio também.

Ou ainda! se o domínio é altamente popular e procurado! como www.seguros.com ou www.saude.com, são domínios que muito procuram registrar e que eu acredito que não estão disponíveis para venda agora.

Na maioria das vezes, se você for registrar o nome da sua empresa como domínio, não encontrará muitas empresas com o mesmo nome que o seu, logo é uma grande vantagem encontrar domínios que ninguém mais usa.

É POSSÍVEL COMPRAR DOMÍNIOS DIRECTAMENTE DE UM CONSTRUTOR DE SITE ?

Onde comprar domínio baratoAlguns Construtores de sites, como o Wix e a Weebly lhe darão a oferta de um domínio personalizado e gratuito por um ano, se você assinar um dos seus planos anuais.

Nota: As ofertas de domínio não serão como as mencionadas acima, as que chamamos de subdomínio, será o seu domínio principal e como tal! Não terminará com o domínio da Wix ou Weebly. ficando somente; hostingmais.com ou seusite.com.

Após o primeiro ano, você terá de renovar o nome de domínio ao preço listado na compra.

Com o Wix, a taxa de renovação anual é de cerca de $ 14,95 por ano, isso daria em reais R$ 45.60 por ano. sem incluir o registo de privacidade do domínio.

Esses preços estão absolutamente alinhados com os principais registars do mundo! como a Namecheap e a Godaddy.

Os Benefícios de obter o seu domínio personalizado são várias, isso num construtor de site profissional como o Weebly ou Wix.

  • Você ganha um ano de registo de domínio totalmente de graça ( Desde que você se inscreva num plano anual ).
  • Todo processo de conexão com o domínio e o website sempre será mais fácil pois o processo de conexão é simplificada para todos os níveis de conhecimento.

COMPRAR DOMÍNIO ( NO REGISTRADOR OU NO CONSTRUTOR DE SITES ) ONDE COMPRAR ?

Para cada abordagem existe uma vantagem e desvantagem.

Através de um Construtor de site

  • Vantagem– Se você se increver n´algum plano anual de construção de site, a Wix ou a Weebly, eles lhe darão como presente o registo de um domínio gratuito por um ano completo, então você iria economizar muito nas taxas a serem pagas por cerca de 10 à 15 Dólares.
  • Desvantagem – A Conexão de um domínio com o seu site será totalmente simplificada, em alguns cliques o seu domínio estará propagado e acessível via navegador, com as empresas de hospedagem você precisará configurar os DNS e várias outras configurações que um iniciante teria que rachar muito para conseguir sem ajuda de um profissional.
  • Desvantagem – Após o primeiro ano de domínio gratuito, você precisará renovar o seu nome de domínio por cerca de $ 15 à 20 Dólares por ano com a Wix, Squarespace e $ 19,95 com a Weebly. Estes não incluem registo de privacidade como a NamecheapCom as empresas de Hospedagem que vendem nomes de Domínio a taxa de renovação anual geralmente fica em torno de $ 10 à $ 15 Dólares por ano. Então a causa e a vantagem é ter o domínio gratuito por ano e ficar puxado após o ano gratuito.
  • Desvantagem – Se precisar mudar de construtor de site, precisará transferir obrigatoriamente o seu domínio para uma empresa de domínios como a namecheap. Também é possível transferir directamente para a sua empresa de Hospedagem. Isso deve-se ao facto de não estar mais usando o mesmo construtor que por consequência não é um registar mais sim um construtor de site.

Compra de domínio através de uma empresa de Domínio ( Registar )

  • Vantagem – Se você tiver comprado o seu domínio através de um registrador de domínios, você poderá conecta-lo em qualquer serviço de hospedagem de site ou construtor de site. Tudo isso pode ser feito no painel de controle. Onde podem ser alterados todos os aspectos de redireccionamento. Não será necessário passar por todo aquele processo de importação e exportação de domínios que tecnicamente leva alguns dias para propagar.
  • Vantagem – As taxas anuais são geralmente mais baratas e os descontos também são várias em algumas empresas como a Godaddy e a Namecheap.
  • Desvantagem – Uma vez que o registrador de domínios detém as configurações do seu domínio! As questões técnicas de conexão de domínio serão um pouco mais complexas e administrativas.

Se tiver sites diferentes em diferentes locais, deverá considerar registrar todos os seus domínios numa única empresa de domínios. Deverá ser a sua preferida em todos os casos.

A Godaddy e a Namecheap são as principais empresas e confiadas no mundo todo para registo de domínios. É mais fácil administrar todos os domínios num único sítio. Onde será possível apenas mudar os DNS do domínio para cada domínio.

Além disso, você terá a capacidade de desconectar e reconectar rapidamente um nome de domínio sem ter a necessidade de transferi-lo de empresa para empresa.

É mais causa de aborrecimento e pode durar alguns dias para completar o processo de transferência.

QUAL É A EXTENSÃO DE DOMÍNIO PREFERENCIAL ?

Extensão de domínioDe modo geral, sentimos que as pessoas tendem a preferir domínios mais propulares como os da linha Top Level ( TLD ) como o .com .org e .net, ou mesmo TLDs que são específicos de cada País. como os terminações  de Canadá ( .ca ) Angola ( .co.ao ) e brasil ( .com.br ), o que é bom para empresas que visam a prestigiar clientes locais.

O que aconselhamos é não pensar demais nesse assunto de escolha de extensões de domínio, porque na verdade o nome que escolhemos para o nosso site, o assunto a ser tratado no site ou blog é que define a qualidade.

Se o seu negócio estiver bem estabelecido, considere registrar o seu nome de domínio em todos os TLDs (ou quantos você pode encontrar). 

Por exemplo, se o nome da sua empresa for meunegocio.com, tente inscrever-se para os outros TLDs (como meunegocio.net, meunegocio.org, etc.). A idéia é que você não pode deixar que outra pessoa registre esses nomes de domínio. Isso é afim de ajudar a proteger sua marca na internet.

E se um concorrente registrou o meunegocio.org? Isso provavelmente levará a algum tipo de confusão de marca. Portanto, não é uma má ideia tomar medidas preventivas antes do tempo.

Sim, é um pouco de compromisso financeiro anualmente, mas vale a pena investir, especialmente quando seu negócio se torna um pouco mais visível internacionalmente. 

Recomendamos usar o .com, principalmente porque é o mais fácil de lembrar e funciona melhor para sites de negócios.

DEVO PROTEGER MINHAS INFORMAÇÕES PESSOAIS ?

SegurançaIsso é um detalhe que poucas pessoas desconhecem porém é muito importante, qualquer pessoa pode procurar informações de propriedade de domínio e contactos do detentor apenas usando a WHOIS.

No entanto! se você desejar fortemente que não deseja que suas informações pessoais fiquem visíveis. Quer seja empresa ou pessoa física. A maioria dos registradores de domínio oferecem a capacidade de registrar o seu domínio de maneira privada.

Isso torna todos os seus dados encriptados e protegidos para que ninguém saiba quem é o proprietário do domínio em questão. Logo as suas informações como Nome, Número de Telefone ficarão protegidas aos olhos do público.

As empresas como a Godaddy e a Namecheap vendem o registo de privacidade por um preço relativamente baixo.

DIFERENÇA DE DOMÍNIO E HOSPEDAGEM 

Para ter um site, você precisa de um domínio  e uma Hospedagem inicialmente, caso não estiver usando um construtor de sites, seu domínio oferece às pessoas uma maneira de encontrar o seu site. E sua Hospedagem é o espaço num servidor ( um computador remoto ) onde são armazenados todo o conteúdo do seu site.

Pense em um domínio como o endereço da sua casa e a hospedagem como a sua moradia. Você pode ter o seu domínio ( endereço ) antes da construção da sua casa. Para acomodar os seus visitantes você irá precisar de um ncadeirão na sua casa ( Hospedagem ).

No Entanto! é importante lembrar que eles são dois serviço diferentes também, você pode comprar os dois e em duas empresas diferentes.

Depois de comprar será necessário editar as configurações de nome de domínio e digitar as informações do servidor de nomes ( NameServer ) fornecidos pela sua empresa de Hospedagem.

Essas informações definem onde são enviadas as informações de solicitações requisitadas pelos visitantes do seu site.

Recomendamos comprar o seu nome de domínio e a hospedagem da mesma empresa. Isso permite que você possa administrar facilmente o seu domínio e hospedagem na mesma conta.

ENTÃO QUAL É O PROPÓSITO DE UM DOMÍNIO ?

Em algum momento, alguém provavelmente disse: ” Ei, você deve registrar um domínio. ” E você pode ter respondido, ” Ok … mas por quê? “

A verdade é que se você tem um site, ele precisa ter um endereço, e esse endereço precisa ter um nome.

Mas existem outros bons motivos para registrar um domínio também.

Registrar um domínio reserva-se para que ninguém mais possa registrá-lo.

Portanto, pode ser inteligente arrumar um domínio agora – em seu nome pessoal, nome da empresa ou outras coisas com as quais você está envolvido, como um título de livro, um nome de banda ou hobby – apenas para que outras pessoas possam acessa-lo através do seu endereço.

CONCLUSÃO

Esperamos que este artigo o ajude a compreender o que é um domínio e como os eles funcionam. Talvez você queira um domínio gratuito, recomendamos este artigo de como registrar um domínio gratuito facilmente.

Para Registrar um Domínio! use as seguintes empresas confiáveis:

Namecheap ( Com Descontos )

Godaddy ( Com Descontos )

 

Tudo por aqui é Gratuito

Assine a nossa lista de e-mails e obtenha informações interessantes no seu E-mail

Obrigado por Subscrever

Alguma coisa correu Mal

 

Este guia esclareceu as coisas para você? Você tem experiências que gostaria de compartilhar?

Deixe suas dúvidas ou comentários abaixo!

 

Partilhe: