Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

12 Maneiras de Reduzir e Optimizar o espaço da sua Hospedagem

Artigo:
Afonso Macosso

Reviewed by:
Rating:
4
On Novembro 8, 2017
Last modified:Novembro 14, 2017

Summary:

Saiba como Optimizar a sua conta de Hospedagem eliminando o que é desnecessário, Existem muitas maneiras de Optimizar o seu site, mas essas dicas vão deixar a sua Hospedagem muito Melhor.

Em momentos da contratação de uma Conta de Hospedagem nova, nos deparamos com diversas opções nesse mercado. Umas empresas boas e outras ainda melhores.

Ai você compra um pacote de Hospedagem que você acha que será perfeita para as suas necessidades. Mas o que muitos desconhecem é que não existe nenhuma hospedagem ilimitada, não importa a empresa.

Essa História de Hospedagem de Site ilimitada é só mais um papo furado que muitos preferem acreditar porque não sabem o que fica por trás de tudo isso.

Parece bom! mas os problemas surgem ao londo do tempo.

Depois de alguns meses ou semanas de uso! o próprio gerenciamento meticuloso, por algum motivo desconhecido! a quota do seu disco começa a aproximar-se dos 100%. ai você fica preocupado em contratar outra conta de hospedagem ou efectuar um Upgrade!

Antes de tomar qualquer decisão! pare por um momento e analise a situação de acordo com as suas necessidades actuais! O que pode estar errado agora!

  • Seu site Cresceu e ganhou mais visitas ?
  • Seu software instalado e as actualizações, Plugins consomem muito mais espaço ?
  • Seus Bancos de dados ficaram maiores ? o que Causa isso ? Comentários, muitos artigos ou usuários Cadastrados?
  • As suas contas de E-mail: verificou se não atingiu a quota atriibuida a cada uma das contas ?
  • Seus Sites: nã adicionou recentemente sub-pastas, sub-domínios ou mesmo algum domínio adicional!

Alguns dos itens citados acima podem ser a causa do seu problema com a Hospedagem, por isso escrevemos este artigo que vai lhe ajudar a optimizar o espaço da sua conta de Hospedagem. Neste artigo e em simples passos você vai aprender como eliminar ficheiros desnecessário que estão na sua Hospedagem.

Além de liberar bastante espaço! isso vai garantir que seus sites carreguem mais rápido e garantir a melhor experiência para os seus usuários.

Como Optimizar o Espaço da sua Hospedagem Web

Optimizar Espaço em Disco da Hospedagem (Medium)

Após de muito pesquisar encontramos várias maneiras de optimizar o espaço de qualquer conta de Hospedagem, seja ela compartilhada, Dedicada ou Hospedagem na nuvem.

1. Limpezas no Script

Arquivos de temas não utilizados, Plugins, Scripts de qualquer categoria, se não estiver em uso não existem necessidades de estar hospedando ficheiros do género. Se livra de qualquer tema do WordPress, elimine do seu banco de dados todos os comentários de spam, usuários de spam, links Quebrados, rascunhos que não irá precisar depois, revisões de postagem do WordPress.

O que Acontece é que cada ver que recebemos um e-mail um ficheiro novo no servidor é criado,do mesmo modo que quando publicamos um novo artigo! para além de das imagens que publicamos, automaticamente é criado um novo ficheiro dentro do servidor.

2. Excluir e-mails antigos

Além de ocuparem muito espaço no seu disco! eles sim contribuem bastante para a saúde do seu website, baixe os e-mails antigos que não deseja perder para um cliente de e-mail como o Outlook do Microsoft Office ou mesmo no Tunderbird.

O que é bom nisso tudo é que nas configurações destes clientes é possível definir a exclusão da cópia no servidor de origem cada vez que você recebe um novo e-mail. Isso garante que nenhum e-mail fica hospedado no servidor. Bom não ? 🙂

Uma boa dica também seria reencaminhar todos seus e-mails para as contas do Gmail, Outlook ou Yahoo. É uma Excelente maneira de acabar com a falta de espaço no seu disco de Hospedagem Web.

3. Ficheiros de Teste

eu lembro bem que já criei cerca de 10 instalações de diferentes Scripts como o WordPress, sites em HTML, Scripts PHP e outros softwares que eu pego ai na internet só para testar se vale a pena comprar.  Mas depois de testar eu fico com peso de apagar eles porque as vezes eu vou de cara com eles e gosto do resultado que já quero trabalhar para sempre naquele projecto. imagina!

Se for a ter esse espirito! a minha conta de alojamento Web vai encher no maior curto espaço de tempo, Por isso tomei a decisão de somente testar meus projectos no meu próprio computador, usando o Xampp ou Wamp.

Esses programas de computador, ajudam qualquer pessoa a instalar o WordPress no Computador sem muito trabalho, basta baixar o que é necessário e começar a criar os sites de clientes, ou mesmo testar os seus projectos no seu próprio computador, é sim possível transformar o seu próprio computador numa Hospedagem para o seu site.

Você pode aprender neste vídeo explicativo e bem visual como instalar o Xampp no Seu Computador.

Assista o vídeo

4. Desativar Ferramentas de Tráfego

Remover arquivos e pastas dessas ferramentas de análise de tráfego são uma excelente maneira de manter o bom desempenho da sua hospedagem de site. O grande problemas dessas ferramentas é que eles consomem muitos GBs da Hospedagem porque precisam hospedar .logs e claro que você precisa ter uma boa hospedagem para usar essas ferramentas de suporte, embora sendo muito importante para analisar e ter dados importantes do desempenho do seu site.

Não use ou elimine ferramentas como AWstats, Webalizer e outros Scripts de de análise de Tráfego. 

Em vez dessas ferramentas, você pode substitui-las pelo Google analytics, Mixpanel, Open Web Analytics ou o SemRush.

Se não conseguir eliminar esses aplicativos, deve ser que a sua hospedagem tenha restrições em determinadas áreas, entre em contacto com o suporte e pede a alteração ou a exclusão desses Scripts.

5. Em vez de Actualizar! Substitua seus Scripts. 

As vezes uma actualização do WordPress ou de qualquer Script tende a ser mais pesado que qualquer coisa! por isso é melhor substituir o script pelo mais recente, desde que não perca a sua base de dados, imagens e outros dados importantes.

Aconselhamos nesse processo a efectuar um backup completo de tudo que há na sua pasta de instalação do seu site antes de efectuar quaisquer actualizações.

6. Considere mover sub-sites para outro lugar

Su site comercial será sempre sua maior prioridade, nisso incutimos toda e qualquer responsabilidade, sites ou blogues menores, como o seu site pessoal! podem ser movidos para o blogger, wordpress.com, ou mesmo adquirir uma pacote de hospedagem menos caro, você só precisa definir suas metas e prioridades: Seu Blog pessoal pode certamente funcionar numa hospedagem gratuita da Hostinger.

7. Hospedar Arquivos em Servidores Externos

Uma outra maneira de evitar o preenchimento rápido do seu Servidor Web é, Hospedar seus arquivos em outros servidores, que os vídeos, sejam hospedados no Youtube ou Vimeo.  isso permite que somente o código EMBED fique encorporado ao seu site, além de evitar ocupar o espaço em disco do servidor, é possível evitar o consumo da largura de banda, isso acontece porque quando usamos o código EMBED os nossos sites irão consumir a largura de banda dos servidores da origem do vídeo.

Em outros casos, vídeo, músicas e imagens para download, podem ser hospedados em servidores como o Mediafire, Zippyshare, Photobucket e vários outros serviços que bastando perguntar ao senhor Google onde hospedar arquivos de graça, vão surgir vários resultados na sua busca feita pela ferramenta.

Já vi muita gente usando o seu próprio servidor para alojar ficheiros de MP3 para Download, fazer upload de vídeo e ficheiros pesados para download no seu próprio Servidor. Aconselho muito a todos que ninguém faça isso. é um erro a não cometer.

8. Remover Arquivos de Registo ( .LOG )

Estes arquivos são bastante importante para qualquer webmaster porque nos permite monitorar todo funcionamento do servidor ou determinado site em que estejamos a trabalhar. Enquanto você está ausente! estes ficheiros são criados automaticamente para que depois você tenha toda informação.

Porém, não existe qualquer necessidade de ter esses arquivos no servidor se não vai nem abrir todos eles para ter a informação que precisa, eu cá pessoalmente não visualizo muito esses arquivos.

Se baixou os arquivos, é normal que elimine pois não irá afectar em nada após exclusão dos mesmos. confie.

Confira o Vídeo abaixo e aprenda a eliminar os arquivos de Log do seu Servidor. 

9. Remova Arquivos de Backup do servidor

Isso é certamente a parte mais importante deste artigo, tanto o WordPress como outros Scripts ( CMS ), tem a função habilitada para efectuar o backup periodicamente.

Isso varia de empresa de Hospedagem para outra, são arquivos que geralmente encontram-se no formato comprimido .zip ou .tar.gz. Eles só são úteis se você precisar reinstalar qualquer coisa perdida no Servidor.

Se não houver quaisquer necessidade de restauração. Considere eliminar esses arquivos do seu servidor porque além de manter seu servidor pesado, vão ocupar muito espaço e certamente vão dificultar a sua vida posteriormente.

10. Não permita o upload de usuários

Se a dica # 7 sugere abster-se de hospedar seus arquivos de mídia no servidor, o conselho é ainda mais válido para os uploads feitos por usuários.

Não permita que seus leitores do blogue ou usuários do fórum façam upload de fotos e vídeos. Seu espaço de disco e largura de banda são limitados e também preciosos.

Uma dica boa seria deixar uma nota se for o caso de que os usuários têm a permissão de publicar em seu site, deixar uma nota no Cabeçalho para que eles se lembrem de efectuar o upload em servidor externo para evitar danos ou deixar o servidor lento.

11. Use serviços em nuvem para scripts comuns (ex. jQuery)

Existem vários provedores que você pode usar – o Google é um exemplo – que hospeda as bibliotecas de JavaScript mais comuns em seus próprios servidores.

Uma vez que você você hospede suas bibliotecas em outros servidores. Você ganhará Kb (ou MB) extra e, graças às funções de cache do serviço, optimizará o tempo de carregamento do script para uma experiência melhorada do usuário.

 

12. Minimize seu CSS e torne-o externo

Você pode efectivamente aumentar a eficiência do seu site usando folhas de estilo externas.

Porque suas páginas serão carregadas significativamente mais rápidas e você acabou por salvar vários kilobytes da hospedagem do seu site.

Se você manter uma versão legível para humanos em seu computador e deixar uma versão minimizada no servidor, você ganhará espaço extra e velocidade de carregamento.

CONCLUSÃO

Sempre procure encontrar uma solução para reduzir o espaço usado pelos seu site no servidor. Uma das causas que levam sites grandes a ter um processamento lento é justamente isso.

  1. Sempre arranje um jeito de liberar espaço na sua Hospedagem.
  2. Elimine ficheiros sem necessidade
  3. Trate a sua conta de Hospedagem como a casa do seu vizinho ( Você nunca irã morar com ele para sempre ).
  4. Sua conta de Hospedagem é a sua Casa Virtual, nunca deixe lixo nele.
  5. Se não puder fazer o trabalho da limpeza, contrate um profissional que entenda.

Essas foram as nossas dicas de hoje, não deixe de comentar para saber quantos ficaram satisfeitos com as nossas dicas, isso nos ajuda a melhorar nossos temas.

Active as notificações do Blog em seus dispositivos, assim nunca irá perder nossos posts.

Muito Obrigado. 

Tudo por aqui é Gratuito

Assine a nossa lista de e-mails e obtenha informações interessantes no seu E-mail

Obrigado por Subscrever

Alguma coisa correu Mal

Partilhe: