Hospedagem VPS – Servidor Virtual Privado – Conheça todas as Vantagens e Custos do mesmo

Este guia é dedicado àqueles que desejam saber mais sobre hospedagem VPS (Virtual Private Server) VPS. Para quem não sabe nada ainda sobre VPS ! ele é um servidor virtualizado, um ambiente de Hospedagem VPS imita um servidor dedicado dentro de um ambiente de Hospedagem Compartilhada. É tecnicamente uma Hospedagem Compartilhada e ao mesmo tempo um Servidor Dedicado.

Hospedagem VPS

Veja os Tópicos:

  • O que é uma Hospedagem VPS

  • Recursos e Especificações do VPS

  • Como Funciona um Servidor VPS

  • Servidor VPS Gerenciado & Semi-Gerenciado – Qual é o melhor ?

  • Como Escolher a sua Hospedagem VPS ?

  • Vantagens e Desvantagens de um Servidor VPS

 30GB em disco, 1TB de Tráfego, 2Cores, 2GB de RAM, por apenas $19.99/por mês –  VER NA BLUEHOST

O QUE É UMA HOSPEDAGEM VPS ?

Hospedagem VPS é a abreviação de Virtual Private Server que em português significa Servidor Virtual Privado.

Nesse contexto as empresas oferecem planos de hospedagem que são instalados em Máquinas Virtuais mas que possuem um espaço físico onde estão alojados várias contas de clientes.

Entrando numa analogia mais profunda, um servidor Virtual Privado é como numa Hospedagem Compartilhada em que um computador ( servidor ) pode ter vários sites hospedados nele, no entanto a tecnologia de virtualização permite que cada conta seja visto como uma máquina única ou pode ser comparada como um servidor dedicado porque foi criado para um único cliente em que nele possui seus próprios recursos e seu próprio sistema operacional sem ter que partilhar com qualquer outro cliente os recursos da máquina.

 

Vamos entender os Três elementos de um Servidor Virtual Privado

 

Servidor – É o local onde os ficheiros e arquivos estão armazenados.

Virtual – Espaço não físico – Normalmente um ambiente criado por um software.

Privado – Local com Restrição absoluta para o seu site.

 

Um servidor VPS não se compara a um servidor web compartilhado, porque todos os recursos como CPU, Espaço em disco e Memória RAM são restritos a um cliente apenas, tendo assim a possibilidade de usar os recursos sem temer que está prejudicando os outros clientes.

 

Numa hospedagem web Compartilhada todos os recursos são partilhados com milhares de outros clientes no mesmo servidor sem restrições de uso, é uma corda que está sendo puxada em vários cantos do mundo por pessoas que nem sequer conhecemos. Mas que consomem brutalmente os recursos do Servidor.

Por outro lado, no Servidor VPS os planos foram criados para garantir que os recursos disponíveis sejam para apenas um cliente, utilizando a tecnologia de virtualização, isso fornece ao cliente um ambiente de hospedagem super estável com quase nenhuma queda nos recursos disponibilizados. Sempre recomendamos os planos da Bluehost porque eles são rápidos e confiáveis.

É preciso pensar que numa Máquina onde existem máquinas virtualizadas  estão também outros clientes e estão dividindo os mesmos recursos só que o número de clientes na mesma máquina é bem reduzido diferente de uma Hospedagem Compartilhada,  Porém devemos pensar que a tecnologia por trás de uma Hospedagem VPS é semelhante à de softwares como o VMware ou Virtual Box. Tais programas permitem que você execute vários sistemas operacionais virtualizados em uma máquina física. Por exemplo: O seu computador pode estar rodando o Windows 7, mas também é possível executar outros sistemas operacionais como: Windows XP ou Windows Server e até mesmo um Linux sem precisar reiniciar o Computador.

Cada Servidor Virtual é executado dentro de uma máquina física onde é possível executar vários outros sistemas operacionais virtualizados. Cada sistema operacional age como um servidor dedicado, isso permite que você tenha todos os benefícios de um servidor dedicado com um custo bem menor, mas com recursos limitados diferente de um Servidor Dedicado propriamente dito.

Recursos e Especificações

Como dito anteriormente, uma máquina virtual é como um Servidor Dedicado e criado para apenas um cliente, o que difere entre essas duas grandes opções é que os recursos oferecidos por uma hospedagem VPS são mais reduzidos do que numa hospedagem Dedicada, porém o cliente ficará satisfeito por saber que não compartilha os recursos do seu servidor com outros clientes que também têm as suas contas alojadas no mesmo servidor físico.

Devemos pensar que os recursos oferecidos diferem de empresa para empresa. Na bluehost encontraremos recursos que certamente vão caber no seu bolso na hora do pagamento, na Godaddy também encontraremos uma série de recursos oferecidos capazes de atender a quase toda demanda e crescimento dos seus projectos.

 

Veja abaixo detalhadamente alguns pontos a levar em conta na hora de seleccionar o seu provedor de hospedagem VPS.

Sistema Operacional

Qual Sistema Operativo escolher para a Hospedagem ?O Sistema operacional depende da linguagem em que o seu site foi desenvolvido, se você usar o ASP.NET ou MS SQL Server, certamente que ficará com a plataforma Microsoft, como o Windows Server. Isso porque ASP é feito para ser executado em Servidores de internet Windows.

Por outro lado! se o seu Site foi Desenvolvido usando programas de Código aberto como Apache, PHP, MySQL ou Ruby On Rails, você provavelmente vai querer um Servidor Unix / Linux, como: CentOS, Ubuntu, Debian, Fedora, Etc. Além disso, quando se trata de manter um servidor em perfeito funcionamento, deve tirar todas as dúvidas sobre como o seu servidor será administrado, isso na pessoa que vai administra-lo, por isso antes de contratar um serviço saiba o que está sendo desenvolvido e em qual plataforma ela se encaixa.

Memória

Tal como em um computador caseiro, portátil sempre precisaremos de ter um processamento adequado para possibilitar a rápida abertura dos aplicativos instalados no Computador, num computador virtual não fugiremos tanto da mesma regra onde ao seleccionar o seu plano de hospedagem a empresa detentora dos servidores irá configurar o seu servidor virtual com os recursos que o cliente irá seleccionar. Na Godaddy encontramos planos de 1GB até 8GB de memória RAM. NA BlueHost encontramos planos que começam desde 2GB até 8GB de RAM com preços super razoáveis.

Processamento

PROCESSAMENTOIndependente do Projecto que irá construir, seu servidor precisa de um processamento rápido, para aplicativos ou sites  que já estejam consumindo o máximo das capacidades de um servidor compartilhado, muitos sites são abandonados pelos visitantes por causa da grande e infinita demora no carregamento completo do site, existem várias opções no mercado capazes de solucionar problemas do tipo, facto é que nas principais empresas como a Godaddy, Bluehost encontraremos planos que partem desde 2 Cores na CPU até 4 Cores na CPU.

Largura de Banda

Todo site precisa de uma quantidade de tráfego disponível, A largura de banda do servidor determina a quantidade de dados que podem ser transferidas de e para o seu site dentro de um período de tempo específico ( o chamado ciclo de facturação ), A grande vantagem numa Hospedagem VPS é que o cliente tem a capacidade de aumentar estes recursos afim de se equiparar com as necessidades do seu site, a largura de banda na maioria das vezes é de 1TB até 4TB na Bluehost. Em outras empresas como a Godaddy e Hostgator encontraremos planos com Tráfego ilimitado mas com o espaço em disco muitas das vezes reduzido, sempre leia as especificações do plano de hospedagem. Ou entrar em contacto com a Provedora de Serviços para melhor esclarecimentos.

Armazenamento

ESPAÇO EM DISCO

O espaço de alojamento web é a definição da capacidade de armazenamento que o seu site necessita para hospedar os ficheiros online, existem planos, contando com o crescimento de qualquer site, principalmente os sites que rodam jogos, que hospedam fotos e vídeos e que se encontram em constante actualização precisam de um espaço adequado para não ficar sem espaço.

quanto mais melhor em quaisquer situações, tiramos o exemplo de uma loja virtual onde os produtos precisam de imagens ou vídeos para apresentação dos produtos na montra do site, enfim! na Godaddy existe o plano ULTIMATE onde o espaço de armazenamento é de cerca de 250GB e na Bluehost com a mesma capacidade no plano ULTIMATE. Vá pra a essas empresas e explore os planos disponíveis.

Como funciona um Servidor VPS

 

Como funciona um Servidor VPS

Um Servidor Virtual Privado funciona dentro de um servidor físico como mencionado várias vezes neste artigo e já deve ter compreendido que o cliente de um serviço como este tem a capacidade de se manter intacto de quaisquer problemas provocados por outros usuários dentro do servidor físico.

Se já teve a experiência de usar programas como o Microsoft Virtual PC ou VMware, então você usou o mesmo conceito em seu computador, estes softwares permitem que você faça a mesma coisa em seu computador pessoal com quase nenhum custo e de vez em quando com programas baixados na internet, na realidade se você tivesse que testar um software que apenas roda em Windows XP e seu computador veio com o Windows 8.1 é possível usar essa tecnologia em seu favor, através de um software é possível criar máquinas virtuais dentro do seu Windows 8 sem ter que reiniciar o seu computador e perder dados, desde que seu computador tenha os recursos necessários para dividir com uma máquina virtual, assim é um servidor VPS, onde cada máquina virtual criada ocupa um espaço dentro do servidor físico como o espaço em disco, memória RAM, a CPU e recursos de Tráfego mensal disponibilizado para cada plano de hospedagem.

Servidor VPS Gerenciado ou Semi-Gerenciado – Qual o melhor ?

A configuração de um servidor VPS pode variar de empresa para empresa as quais oferecem o serviço de Hospedagem VPS, Existem dois grandes produtos e que certamente já deve ter se deparado com estes termos na Internet, o VPS Gerenciado e o Semi Gerenciado também dito como Gerenciamento Parcial. Toda a diferença será vista por quem vai administrar o servidor, é bom que logo de início haja uma decisão para este caso. Veja abaixo tudo sobre os mesmos.

Hospedagem VPS Gerenciada

 

Hospedagem VPS Gerenciada

Essa opção é para clientes que não possuem quaisquer conhecimentos técnicos e  preferem que o provedor de alojamento web cuide de todas as questões técnicas relacionadas com o servidor, em outras palavras o provedor de hospedagem web é responsável por administrar o servidor, incluído upgrades do sistema e configurações iniciais, deixando apenas a publicação e instalação do site em suas mãos, claro que será oferecido um painel de controle como o Cpanel para você tomar conta de todos os aspectos da sua conta de alojamento web.

 

Sim, ao contratar um plano de hospedagem VPS o provedor de hospedagem web irá gerir o servidor e o cliente terá acesso administrativo através de um painel de controle para fazer o que quiser com o seu servidor, eles ainda vão se certificar de que o seu servidor ficará disponível e tem as actualizações em dia, como também os recursos de protecção e recursos de hardware disponíveis para que sejam equiparados e sempre combinados com as especificações do pacote contratado.

Hospedagem VPS Semi-Gerenciada

Os Servidores VPS ( Servidor Virtual Privado ) que não possuem painel de controle são considerados Semi-Gerenciados ou Com Gerenciamento Parcial. Nestes casos os administradores que estarão no Back-End irão somente lidar com as questões relacionadas ao hardware, sistema operacional ou problemas de configurações básicas que poderão surgir no servidor como por exemplo:

  • Questões de alto uso de processamento ou lentidão.
  • Problemas básicos relacionados com os sites alojados no # Servidor ou erros internos, 404, etc.
  • Problemas relacionados com a rede.
  • Falha no Hardware.
  • Configurações Básicas e resolução de problemas de firewall entre outros.

Servidor VPS Semi Gerenciado é como comprar um servidor físico novo e leva-lo para casa, vai ter que ligar os cabos de alimentação e ligar o servidor. Tudo ficará na sua responsabilidade incluindo a configuração do servidor e seus serviços.

Hospedagem VPS Gerenciado ou Semi – Gerenciado . Como Escolher ?

Comparar os dois e saber qual é o melhor a ser contratado pode ser uma questão difícil porque logo de cara vemos que uma Hospedagem VPS Gerenciada é a melhor opção para praticamente qualquer pessoa que desejar migrar para este serviço de hospedagem. Além de encontrar uma série de vantagens o cliente terá a possibilidade de se concentrar em coisas mais importantes como fazer crescer o seu negócio.

Tempo

Quando se contrata um servidor VPS Gerenciado em poucas horas o seu servidor ficará pronto para uso diferente de uma Hospedagem VPS não Gerenciado que poderá levar uma infinidade de horas para se configurar manualmente os serviços necessários.

Conhecimentos Técnicos

 Nenhum conhecimento técnico é necessário na hora de executar um Servidor Gerenciado, quando você precisar de suporte técnico apenas precisará ligar ou abrir um Ticket para que o provedor de hospedagem atenda ao chamado com técnicos especialistas no assunto de Hospedagem Web. Com um Servidor VPS não Gerenciado você precisará ter habilidades iguais ou superiores aos que os operadores da provedora possuem, precisará ter habilidades de administrar o seu servidor com muito gosto em trabalhar com linha de comandos, caso contrário será muito difícil administrar o seu servidor de maneira eficiente.

Segurança

A segurança do seu site começa com a segurança do Servidor e se você não incluir as melhores práticas de segurança, é bem provável que seu site será vulnerável a grandes ataques. Um servidor VPS Gerenciado por pessoal capacitado terá o mais alto nível de Segurança e desempenho porque falar de segurança é falar de um capitulo importante para os Datacenters  Modernos.

O SERVIDOR VIRTUAL TEM SEUS PRÓS E CONTRAS

Ao longo dos últimos anos Servidores Virtuais Privados ou simplesmente VPS, Tornou-se Extremamente popular. Como tal tecnologia de virtualização aumentou em desempenho e funcionalidade. é óbvio que que crescerá muito mais nos próximos anos. Existe uma série de razões e critérios que precisamos usar para definir as vantagens e desvantagens deste serviço de hospedagem web.

VANTAGENS DE UM SERVIDOR VIRTUAL PRIVADO

  • Maior Estabilidade

Certamente que ter um servidor só para sí é a melhor coisa que pode acontecer, diferente de ter um servidor compartilhado, numa hospedagem com servidores VPS é possível ter toda privacidade e recursos que necessitar para o melhor funcionamento dos seus sites, a não for que queira sofrer com todos aqueles problemas de uma hospedagem tradicional.

  • Maior Controle

Outro grande benefício de contratar um plano de hospedagem VPS é que você obtém o acesso Root Completo do seu servidor, desta forma, se precisar de um software especial você poderá instalar sozinho sem ter que esperar horas para o seu pedido de assistência técnica seja atendido.  Ter seu próprio servidor virtual te dará todo poder de controlar a sua máquina, coisa que certamente não encontrará numa hospedagem compartilhada onde os softwares mais populares e compatíveis e suas limitações de segurança foram pré configurados. Está na hora de ignorar todas estas limitações.

  • Económico para Sites pequeno e grandes

A alguns anos atrás era impossível falar de Hospedagem de Sites  porque o serviço era caríssimo e quase nem todo mundo tinha conhecimentos sobre o assunto, com os avanços da tecnologia e de virtualização de Servidores, os preços baixam mais a cada dia, Hospedagem VPS agora é acessível para quase todos os tamanhos de sites mesmo que esteja começando agora um site do ZERO você pode contratar um serviço de Hospedagem VPS e pagar apenas pelos recursos que precisa usar. Uma conta de hospedagem VPS é menos caro do que um plano de hospedagem Dedicado Completo e que usa um servidor físico.

  • Escalabilidade no Serviço

 Muitos planos de Hospedagem são facilmente escaláveis podendo assim começar com a quantidade mínima de recursos que o seu site precisa e de modo que o seu site for crescendo você pode optar por aumentar ou reduzir os recursos da sua hospedagem afim de atender a todas as necessidades, você não precisará pagar por recursos que não consome.

  • Possibilidade de Escolha

Você tem a livre escolha de optar por uma hospedagem Semi-Gerenciada ou totalmente Gerenciada.

DESVANTAGENS DE UM SERVIDOR VIRTUAL PRIVADO

Teoricamente um Servidor VPS é uma óptima maneira de ter os mesmo serviços de um Servidor Dedicado porém sem nenhum custo associado a este serviço se comparado os dois. No entanto podem sim existir algumas poucas desvantagens quando se opta por um servidor vps.

De um ponto de vista financeiro Um Servidor VPS é mais caro que um servidor Compartilhadopara sites que não precisam de um serviço de hospedagem dedicada, o custo pode ser proibitivo. Embora não seja tão caro como um Servidor Dedicado é sempre mais caro que um Servidor Compartilhado.

De um ponto de vista técnico e da oferta de serviços o problema pode ser ainda maior. Algumas empresas que oferecem Serviços de Hospedagem VPS, podem não alocar os recursos adequadamente. Causando assim problemas no Servidor físico se um determinado site usar todos os recursos em níveis de pico. A razão para isso é que o provedor deve ter vendido espaço a mais no servidor, isso pode causar problemas de servidor que afectarão todos os outros sites no mesmo servidor, uma maneira de combater isso é garantir que você está ciente de quantos clientes ou contas virtuais estão no servidor ao mesmo tempo.

Mas sinceramente estas pequenas desvantagens não fazem deste serviço uma má escolha, recomendamos seriamente que os que pretenderem migrar para um serviço com maior desempenho que seja um Servidor VPS.

Suporte Técnico

Saiba porque é importante encontrar fornecedores de serviços de hospedagem com suporte técnico dedicado e quais os requisitos que deve levar em consideração na hora da contratação.

Encontrar um serviço de Alojamento Web adequado as suas necessidades pode ser um tanto quanto complicado. De vez em quando os serviços que achamos legais e mais eficientes tendem a oferecer um suporte inadequado, pelo menos para os Países de Língua portuguesa como o Brasil, Portugal e Angola. Em contrapartida temos os serviços nacionais que oferecem suporte em Português e que facilitam nos nossos problemas do dia a dia.

Antes de contratar um serviço de Hospedagem Web deve levar em conta que sempre sofrerá problemas no seu Servidor de Hospedagem, quer sejam problemas pequenos ou grandes sempre poderá necessitar do suporte técnico da mesma empresa que for contratar, isso vai certamente depender do tipo de hospedagem que for contratar.

1# Canais de Contacto

Procure saber quais são os canais de contacto da empresa que for contratar, desde e-mails, tickets até os contactos por telefone.

2# Horários de Atendimento

Leve em consideração os Horários de Atendimento, muitas das vezes o fuso horário pode fazer uma confusão em nossas mentes pensando que pode contactar o serviço de suporte a qualquer momento, imagina que eu vivo em Angola e vou necessitar do suporte técnico num horário não compatível para uma empresa sediada nos Estados Unidos ou Brasil. Pode ser complicado demais.

3# Suporte Técnico Especializado 

Algumas empresas podem não facilitar tanto na vertente da prestação de suporte em algumas áreas da sua hospedagem, procure saber até que ponto o serviço de suporte pode chegar, algumas empresas limitam-se a oferecer o seu serviço de suporte apenas para o hardware, pois saiba que um serviço de suporte técnico especializado pode salvar o seu negócio a qualquer momento.

Políticas de Reembolso e Cancelamento 

Politica de Reembolso ou simplesmente Garantia de Satisfação é definitivamente uma garantia de que se você não ficar satisfeito com um produto ou serviço, poderá pedir o total reembolso ou parcial dos valores que você pagou.

Em muitos casos o cliente pode não encontrar-se satisfeito com o serviço oferecido pelo provedor de serviços de hospedagem, sendo que a maioria das empresas estão confiantes do serviço oferecido a ponto de garantir que se não ficar satisfeito poderão seriamente reembolsar o seu dinheiro na totalidade. 

O uso da política de satisfação cresceu nos últimos anos significativamente e tornou-se um método padrão no Marketing Directo em quase todos os meios de comunicação.

No geral as empresas de hospedagem web darão um prazo que se estende de 30 à 90 dias ao contar da data de activação do serviço de hospedagem.

Se neste mesmo prazo decidir que não ficou satisfeito com o serviço oferecido a empresa proverá todo o dinheiro gasto no acto do pagamento.

O Reembolso normalmente não vale para o registo de domínios e alguns planos de hospedagem também não são elegíveis para serem reembolsados.

Antes de pedir o Reembolso e desactivar o serviço do provedor de hospedagem, deverá efectuar o backup completo da sua conta de hospedagem se existirem websites já alojados.

Lembre-se que para muitas empresas a política de reembolso apenas é válida uma única vez para o mesmo produto, isso quer dizer que se contratar um plano de hospedagem linux e pedir o reembolso dessa contratação, a próxima vez você não será elegível para ser reembolsado novamente pelo mesmo produto.

A outra é que para Certificados Digitais o período de reembolso é de 25 dias a contar da data de compra e activação do serviço.

Os reembolsos são efectuados pela mesma via de compra, tirando o facto de ter pago os valores pelo depósito bancário que demoraria mais tempo para ser reembolsado.

Muitas empresas também usam o mesmo valor como crédito para que o cliente faça outra escolha de compra dentro da mesma empresa de hospedagem, podendo assim o cliente seleccionar outro produto disponível para aquisição.