Hospedagem Cloud – Porque Contratar ? Quais são as Vantagens e Desvantagens do serviço de Hospedagem na Nuvem

  • O que é Hospedagem na Nuvem

  • Recursos e Especificações

  • Como Funciona um Servidor Cloud

  • Quais são as vantagens e Desvantagens de Hospedar na Nuvem

  • O que é SaaS, IaaS e PaaS em Cloud Computing?

O QUE É HOSPEDAGEM CLOUD

Hospedagem Cloud ou Simplesmente Cloud Hosting também referido como Hospedagem em Cluster é um modelo de hospedagem web que usa os recursos de vários servidores físicos. Basicamente, isso significa que seu site usa os recursos virtuais de vários servidores para acomodar todos os aspectos de hospedagem do seu site. A carga é equilibrada, a segurança é atendida e os recursos de hardware estão disponíveis praticamente para que possam ser usados ​​quando necessário. O cluster dos servidores é a nuvem.

Cloud Hosting é o termo usado para designar um serviço de hospedagem web e que funciona em servidores virtuais mas que consomem recursos a partir de extensas redes de Servidores Web Físicas.  De um modo geral é como rodar uma máquina virtual dentro do seu computador através de um Software de virtualização como o Vmware.

Este modelo de Hospedagem de sites existe como uma alternativa para hospedar sites em servidores únicos (servidores dedicados ou compartilhados) e pode ser considerado como uma extensão do conceito de hospedagem em cluster onde os sites são hospedados em vários servidores. Com cloud hosting no entanto, a rede de servidores que são usados ​​é vasta e muitas vezes a distribuição é feita de diferentes centros de dados e locais diferentes

Recursos e Especificações

Diferente de uma Hospedagem Compartilhada, na Hospedagem Cloud paga-se pelos recursos que irá usar no Servidor, o cliente tem a livre escolha de aumentar ou reduzir os recursos que precisa para hospedar os seus aplicativos no Servidor, permitindo assim o cliente se manter flexível perante os custos no pagamento da sua hospedagem, a seguir poderemos ver outras informações que deve levar em consideração.

Algumas empresas como a Bluehost já têm planos pré configurados e o cliente escolhe aquilo que melhor se encaixa para o seu projecto, em outras empresas como a Digital Ocean e a Dream Host o cliente tem a capacidade de personalizar os recursos que vai usar no servidor e pagar pelo mesmo.

As Especificações variam de acordo com a empresa por isso é sempre bom prestar bastante atenção na hora de escolher o seu provedor de alojamento web.

Sistema Operacional

O Sistema operacional depende da linguagem em que o seu site foi desenvolvido, se você usar o ASP.NET ou MS SQL Server, certamente que ficará com a plataforma Microsoft, como o Windows Server. Isso porque ASP é feito para ser executado em Servidores de internet Windows.

Por outro lado! se o seu Site foi Desenvolvido usando programas de Código aberto como Apache, PHP, MySQL ou Ruby On Rails, você provavelmente vai querer um Servidor Unix / Linux, como: CentOS, Ubuntu, Debian, Fedora, Etc. Além disso, quando se trata de manter um servidor em perfeito funcionamento, deve tirar todas as dúvidas sobre como o seu servidor será administrado, isso na pessoa que vai administra-lo, por isso antes de contratar um serviço saiba o que está sendo desenvolvido e em qual plataforma ela se encaixa.

Memória

Ao contratar uma hospedagem Cloud o cliente selecciona os recursos que vai usar, neste caso a quantidade de memória vai depender do seu bolso e de quanto o seu site consome, sem excluir as empresas que já contam com planos pré criados para os cliente com preços que variam de $ 6.95 à $ 15.95 por mês. A grande vantagem para o cliente é a de pagar somente pelo consumo destes recursos.

Processamento

Independente do Projecto que irá construir, seu servidor precisa de um processamento rápido, para aplicativos ou sites que consomem bastante a capacidade da CPU como: Sites de Bate Papo, Scripts de Vídeo ou Sites de Jogos online, Lojas Virtuais, etc, precisam de Servidores poderosos e certamente um Cloud Server é a melhor solução para quem deseja maior desempenho e com a capacidade de expansão destes recursos.

Largura de Banda

Todo site precisa de uma quantidade de tráfego disponível, A largura de banda do servidor determina a quantidade de dados que podem ser transferidas de e para o seu site dentro de um período de tempo específico ( o chamado ciclo de facturação ), Numa Hospedagem Cloud o cliente está permitido a escolher dentre várias opções oferecidas pelos provedores de Hospedagem Cloud com capacidades que variam desde o ilimitado ou medidos de 1 à 9 TB por Transferência Mensal.

Armazenamento

Numa Hospedagem Web na Nuvem o cliente está permitido a seleccionar a quantidade deste recurso a medida que lhe convêm, com a Hostgator e a Bluehost os recursos variam de 100GB ao espaço de armazenamento ilimitado, permitindo o cliente hospedar uma infinidade de sites no seu servidor. As vantagens de usar uma hospedagem cloud se encaixa justamente nesse segmento de expansão onde o cliente tem a capacidade de expandir os recursos que precisa no seu servidor.

E-Mail

Ter contas de E-mail com o domínio próprio é uma maneira certa de passar credibilidade para o seu visitante, neste modelo de hospedagem as contas de email variam de 100 até contas ilimitadas de email dependendo da empresa que for contratar. Se for pela Bluehost encontrará planos que certamente não vão pesar muito para o seu bolso.
Prefira sempre tirar todas as dúvidas com o provedor Hospedagem Web. Lembre que os Emails também ocupam o espaço em disco contratado, sempre prefira criar contas de email limitando o seu espaço para não usar recursos desnecessários.

Quantidade de Domínios Permitidos

Numa conta de Hospedagem Cloud é possível hospedar vários sites e ligar vários domínios, para quem não sabe o que significa temos um artigo aqui no site explicando tudo sobre domínios, porém um domínio é como o endereço da sua casa, onde domínio significa o nome da sua rua, neste caso o domínio terá um formato do tipo `{` www.minhacasa.com `}`. Na maioria das empresas é permitido de 1 (um) ate domínios ilimitados dependendo do espaço em disco que for contratar.

Como funciona um Servidor Cloud

 

Para entender como o Cloud Hosting Funciona você deve ser capaz de imaginar o que essa nuvem é. Nosso objectivo é explicar da maneira mais clara possível o significado da Hospedagem Cloud e como você pode usa-lo em sem benefício.

 

No básico e na essência a nuvem é baseado em servidores que podem ser usados para armazenar dados entre eles. deste modo se um servidor estiver cheio, o restante dos dados serão armazenados em outro servidor disponível na mesma rede ou mesmo que esteja em outro centro de dados e sempre prontos para serem acessados sem restrições desde que possua as credenciais necessárias.

Hospedagem cloud é como uma fonte de energia eléctrica, você paga para obter sua própria parcela dessa energia, a energia eléctrica é gerada a partir de uma rede nacional de distribuição e é compartilhada entre todos os habitantes que se inscrevem para obte-lo, não existem restrições quanto ao uso porque cada individuo paga apenas pelo que vai usar.

Cada pessoa nesta rede de energia tem a garantia da sua própria parcela de energia que não pode ser afectada se alguém exceder a sua própria alocação de energia eléctrica.

É basicamente a maneira de como a Hospedagem Cloud funciona, todos usam a Rede de distribuição nacional de energia, mas se outro cliente consumir ou exagerar no consumo isso não irá afectar a sua conta de hospedagem mantendo assim o serviço em perfeito funcionamento. E como existem vários servidores os seus dados estão disponíveis em diferentes dataCenters facilitando assim o acesso em qualquer parte do mundo.

Como escolher a sua Hospedagem Cloud ?

Antes optar na escolha do seu plano de Hospedagem Cloud, é importante entender os formatos no qual esse serviço pode ser contratado. Neste mercado existem três modelos distintos de Alojamento Web na Nuvem. São eles:

SaaS – Software as a Service (Software como Serviço) – este modelo estamos a falar do Cloud Computing que é mais utilizado entre os usuários finais em vários serviços que usamos na internet como os motores de pesquisa e as redes sociais que podem ser acessados através do navegador. Aplica-se o modelo Saas.

É um método de distribuição e comercialização de software. No modelo SaaS o fornecedor do software é responsável por toda a estrutura necessária à disponibilização do sistema (servidores, conectividade, cuidados com segurança da informação) e o cliente utiliza o software via internet, pagando um valor pelo serviço contratrado.

A tecnologia utilizada não determina o modelo. O software utilizado pode ser inteiramente pela internet (utilizado via navegador) ou pode ter alguma instalação local (antivírus ou sistemas de backup).

A característica principal é a não aquisição das licenças (mas sim pagar pelo uso como um serviço) e a responsabilidade do fornecedor a disponibilização do sistema em produção. [Fonte: Wikipedia ]

Neste modelo também podemos citar o Google Docs como um exemplo prático para que fique mais fácil de entender, no Google Docs o usuário cria uma planilha e pode compartilhar o mesmo directamente pela internet e autorizar outras pessoas a acessarem o documento, com a capacidade de editar a partir de qualquer dispositivo conectado a internet, sem a necessidade de baixar o documento.

Muitas empresas já optaram pelo uso do modelo e é recomendado para praticamente todas as empresas que precisam trabalhar em colaboração.

PaaS – Plataform as a Service (Plataforma como Serviço ) – Neste modelo estaremos a citar as empresas de Hospedagem de Sites, é o modelo que exige um pouco mais de conhecimento técnico por parte do usuário pois não é como criar uma conta no Google ou no Facebook, do mesmo modo o usuário não precisa se preocupar com a administração dos recursos do Servidor e na configuração da Estrutura, é o modelo tradicional para citar a hospedagem de blogs, Sites e lojas virtuais que se encontram na nuvem.

 

PaaS é recomendado para pessoas e empresas que desejam criar, testar ou implementar aplicações por meio da internet, é recomendado para você que deseja migrar para uma Hospedagem Web quando a sua Hospedagem Compartilhada já não atende aos recursos contratados.

IaaS – Infrastructure as a Service (Infraestrutura como serviço) – Neste modelo que é mais recomendado para empresas que desejam virtualizar os seus recursos, é indicado para quem possuí um nível técnico porque é preciso configurar o servidor do ZERO, A equipe de TI será responsável responsável por efectuar a configuração e decidir qual sistema será instalado na computação em nuvem, tal como determinar quantidade de processadores e a quantidade de armazenamento em disco.

Como já deve ter compreendido, o cliente neste modelo contrata os recursos de computação que são virtualizados através da internet, o cliente irá contratar os recursos de hardware e poder manipula-los como e quando bem entender, O Cliente será responsável por instalar o sistema operacional, Bancos de dados e toda a configuração concernente a segurança do servidor.

Neste modelo IaaS são oferecidos recursos altamente escaláveis que podem ser ajustados sob demanda do cliente, isso certamente serve para empresas que possuem épocas com muita carga de trabalho quer temporárias ou experimentais e que se alteram inesperadamente.

Neste modelo também os clientes pagam uma taxa pelo uso dos recursos do servidor, normalmente por hora, semana ou mês, algumas empresas também cobram com base na quantidade de espaço disponível na máquina virtual.

É recomendado que o cliente monitore o seu ambiente de consumo para evitar ser cobrado por serviços não contratados.

Vantagens e Desvantagens de um Hospedagem Cloud

Como já deve ter lido no início do texto, Servidores cloud significam servidores virtuais e que são executados em ambiente de computação em nuvem. É por isso que Servidores na Nuvem são referidos como Servidores Virtuais Dedicados (VDS) enfim veja alguns benefícios ao contratar um Cloud Server.

BENEFÍCIOS DE HOSPEDAGEM NA NUVEM

  • Liberdade para modificar todo o software do servidor
  • Elasticidade – Possibilidade de diminuir ou aumentar os recursos do servidor.
  • Estabilidade e Segurança na sua conta de hospedagem porque as outras contas de hospedagem não podem prejudica-lo e você também não. Além disso se outros usuários sobrecarregarem os seus servidores cloud, isso não afectará o seu porque os recursos são dedicados e a estabilidade dos servidores é garantida.
  • Os servidores de nuvem não sofrem problemas de hardware. Os Servidores de nuvem provavelmente possuem o melhor desempenho de quanto a estabilidade/custo. Servidores de nuvem não sofrem com os problemas de Hardware no Servidor porque todos têm a computação em nuvem.
  • Por outro lado, os servidores em nuvem são mais económicos e mais eficientes do que os servidores tradicionais. Por um Preço razoável você recebe mais recursos e seu servidor será mais rápido e claro que também em ter-mos de hospedagem web o seu site ficará mais rápido numa hospedagem cloud se comparado com uma hospedagem web compartilhada.

DESVANTAGENS DE HOSPEDAGEM NA NUVEM

  • Em Muitas empresas ainda não é possível migrar de um servidor para o outro, deve sempre consultar a possibilidade de migrar para outro provedor de serviços.
  • Inicialmente os custos podem ser compatíveis mas com o passar do tempo os custos podem acrescer quando a demanda dos seus aplicativos aumentarem, é sempre bom fazer um planejamento antes mesmo de migrar para um servidor na nuvem.
  • Uma vez que toda infraestrutura de nuvem é administrada e monitorada pelo provedor de serviços de Hospedagem, o cliente tem apenas o controle minimo dando a possibilidade de só administrar as aplicações e dados de serviço disponíveis no Front-end, A infraestrutura no Back-end é administrada pelo provedor de serviços de hospedagem. O Gerenciamento do Firmware do Servidor e o acesso ao Shell nunca serão passados para o cliente ou usuário final.
  • Dependendo das empresas é possível que seu servidor venha Cru e vai certamente exigir que o cliente tenha algum conhecimento técnico para efectuar toda instalação do ZERO começando pelo banco de Dados.
  • Dependência com a internet pode ser um transtorno para empresas que precisam migrar sua infraestrutura para a nuvem onde obrigatoriamente deverão possuir uma ligação a internet estável e uma internet de backup porque caso falhe a internet ninguém poderá aceder a nuvem.

Suporte Técnico

Saiba porque é importante encontrar fornecedores de serviços de hospedagem com suporte técnico dedicado e quais os requisitos que deve levar em consideração na hora da contratação.
Encontrar um serviço de Alojamento Web adequado as suas necessidades pode ser um tanto quanto complicado. De vez em quando os serviços que achamos legais e mais eficientes tendem a oferecer um suporte inadequado, pelo menos para os Países de Língua portuguesa como o Brasil, Portugal e Angola.

Antes de contratar um serviço de Hospedagem Web deve levar em conta que sempre sofrerá problemas no seu Servidor de Hospedagem, quer sejam problemas pequenos ou grandes sempre poderá necessitar do suporte técnico da mesma empresa.

1# Canais de Contacto

Procure saber quais são os canais de contacto da empresa que for contratar, desde e-mails a contactos por telefone.

2# Horários de Atendimento

Leve em consideração os Horários de Atendimento, muitas das vezes o fuso horário pode fazer uma confusão em nossas mentes pensando que pode contactar o serviço de suporte a qualquer momento, imagina que eu vivo em Angola e vou necessitar do suporte técnico num horário não compatível para uma empresa sediada nos Estados Unidos. Pode ser complicado demais.

3# Suporte Técnico Especializado 

Algumas empresas podem não facilitar tanto na vertente da prestação de suporte em algumas áreas da sua hospedagem, procure saber até que ponto o serviço de suporte pode chegar, algumas empresas limitam-se a oferecer o seu serviço de suporte, pois saiba que um serviço de suporte técnico especializado pode salvar o seu negócio a qualquer momento.

Políticas de Reembolso e Cancelamento 

Politica de Reembolso ou simplesmente Garantia de Satisfação é definitivamente uma garantia de que se você não ficar satisfeito com um produto ou serviço, poderá pedir o total reembolso ou parcial dos valores que você pagou.

Existe uma infinidade de opções para pressionar as empresas a efectuarem o Reembolso do valores sendo que a mais conhecida é por via da lei, mas deve levar em conta que a empresa dará um prazo de 30 à 60 dias para recuperar o seu dinheiro.

O uso da política de satisfação veio crescendo nos últimos anos significativamente e tornou-se um método padrão no Marketing Directo em quase todos os meios de comunicação.

Em muitos casos as empresas lançam publicidades enganosas fazendo assim o cliente se arrepender por ter contratado o serviço.

Quando se encontrar numa destas situações deve recorrer ao serviço de atendimento ao consumidor e fazer uma denúncia, hoje em dia existem também portais para o serviço do consumidor onde poderá falar sobre o assunto e avaliar a empresa por via Internet de modo que outros vejam como foi sua experiência com determinada empresa e situação.