Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Glossário – Hospedagem de Sites

Índice

Glossário – Hospedagem de Sites

Se está pensando em comprar um Alojamento para o Seu site afim de dar início ao seu negócio on-line. É melhor estar familiarizado com os vários termos de hospedagem na internet.

Entretanto, compilamos o seguinte glossário de hospedagem na web, para ajuda-lo a entender todos os termos usados por profissionais.

Os termos de hospedagem na web podem ser um pouco confusos, especialmente quando vai comprar uma nova hospedagem.

Às vezes, as definições podem ser excessivamente técnicas. No entanto, para dissipar algumas das dúvidas, você pode usar este glossário de hospedagem web Gratuito.

Conheça o Glossário

Glossário de Hospedagem de Sites

Termos de Hospedagem Web

Existem vários tipos de hospedagem e servidores . Compreender o que cada um tem a oferecer pode tornar mais fácil a tomada de decisão sobre o tipo que você precisa em diferentes pontos de vista.

Compare hospedagem compartilhada, VPS, dedicada e em nuvem.

Largura de banda (ou, transferência de dados)

A quantidade de dados transferidos na sua conta do servidor. Por exemplo, se alguém visitar seu site, a largura de banda será descontada por cada imagem que visualizada, texto e se eles baixarem ou carregarem qualquer coisa.

Hospedagem em nuvem

Um tipo de hospedagem que armazena dados praticamente na nuvem onde é acessível ao proprietário em qualquer lugar, e não em centros de dados físicos.

CPU

Unidade de processamento central, ou os cérebros do computador onde todos os cálculos ocorrem.

Base de dados

Um documento ou sistema que arquiva e registra conjuntos de dados e informações

IP dedicado

Um endereço IP que está vinculado ao seu site. Se você deseja obter um certificado SSL para um carrinho de compras e aceitar pagamentos on-line, você precisará de um IP dedicado.

Hospedagem dedicada

Hospedagem onde todos os recursos do servidor são alocados em uma conta e um único host da Web controla o servidor. Uma das soluções de hospedagem mais caras.

Espaço em disco

A quantidade de armazenamento que você tem no seu plano de hospedagem. Você precisará do suficiente para armazenar suas páginas , bancos de dados, imagens, arquivos, e-mails, e assim por diante.

Hospedagem de e-mail

Uma maneira de garantir e-mails para sua organização. O hospedagem de e-mail é facilitada por um serviço de hospedagem que opera servidores de e-mail. São necessárias taxas adicionais para que os endereços de e-mail da sua organização sejam associados ao seu domínio apropriado (ou seja, nome@empresa.com)

Hospedagem Ecológica 

Hospedagem eco-friendly que envolve o uso de tecnologias ecologia para facilitar os serviços de hospedagem. Por exemplo, as tecnologias são muitas vezes feitas de materiais ecológicos e / ou trabalham para reduzir emissões e uso de recursos (como energia) durante a execução.

Endereço de IP

Uma série única de números e pontos que identifica cada computador individual conectado à Internet

Servidor Linux

Uma plataforma de servidor baseada no sistema operacional de código aberto Linux. É usado por uma maioria de empresas compartilhadas de hospedagem na web.

Hospedagem revendedor

Um pacote de hospedagem que oferece um bloco de espaço do servidor para que a pessoa possa hospedar mais de um domínio no mesmo pacote ou revender espaço que possuí a outros clientes.

Servidor

Basicamente, um computador onde seu site vive e normalmente é de propriedade de uma empresa de hospedagem. O computador entrega o conteúdo do seu site para a World Wide Web.

Hospedagem Compartilhada

Uma das soluções de hospedagem menos dispendiosas. Um servidor aloca muito espaço para cada conta e todos compartilham os recursos do servidor.

SSL

SSL significa Secure Socket Layer e é um tipo de criptografia que permite que as pessoas enviem transações seguras on-line. Se você executar um site de comércio eletrônico, você precisa de SSL para aceitar os pagamentos on-line de forma segura. Quando uma página segura é navegada, o endereço será exibido como https://meudominio.com em vez de http://meudominio.com.

Hospedagem ilimitada

Um termo que se destina a implicar que as taxas de hospedagem cobrem dados ilimitados, uso de disco, etc. No entanto, este termo é um termo incorreto, pois sempre há limites para hospedagem; se não houvesse, as empresas de hospedagem perderiam dinheiro, para não mencionar ficar sem espaço.

Tempo de atividade

A quantidade de tempo que um servidor está funcionando sem interrupção. Você quer uma hospedagem na web com uma alta taxa de tempo de atividade de 99% ou acima. Isso significa que, quando os visitantes tentam visitar seu site, eles poderão acessá-lo a qualquer momento.

Hospedagem VPS

Um servidor virtual privado é um pouco menos caro do que uma solução de hospedagem dedicada, mas oferece um pouco mais de espaço e função do que um plano de hospedagem compartilhada. O servidor possui partições para que cada cliente tenha uma quantidade de espaço separada que não seja compartilhada.

Windows Server

Outro sistema operacional para servidores web baseado no sistema operacional Windows. Pode custar um pouco mais, mas permite que o proprietário do site use recursos específicos que outros servidores não permitem.

Termos de Nomes de domínio

Domínio do nível superior do código de país

Estes são os códigos de duas letras que significam conteúdo e sites em outros países, como domínios que terminam em .us ou .uk.

Dominios InternacionaisNome do domínio

O nome do domínio é como as pessoas vão encontrar o seu site – é o URL. Faça seu nome de domínio simples e intuitivo – por exemplo, se seu negócio é “Bob’s Pets”, seu melhor nome de domínio seria www.bobspets.com. Não se desvie do nome da sua empresa sempre que possível – fazer isso só prejudicará suas chances de garantir negócios.

Domínios Estacionados

Se o seu nome de domínio principal for www.meudominio.com, você também pode comprar o mesmo nome com diferentes extensões, como www.meudominio.net e www.meudominio.org. Com o estacionamento do domínio, você pode ter seu site principal de www.meudominio.com e depois estacionar as outras extensões (ou um nome diferente) em cima desse site principal.

Privacidade do domínio

Este serviço é fornecido por vários registradores de nomes de domínio. Como proprietário do site, você compraria privacidade do registrador de domínio que, por sua vez, substituiria sua informação no WHOIS por informações para um serviço de encaminhamento para manter sua privacidade no anonimato.

Registrador de domínio

Isso se refere à entidade que registra o seu domínio . Quando você registrar seu domínio, você passará pelo processo de registrar o seu nome de domínio / URL para associá-lo ao seu endereço IP. Fazendo isso garante que você tenha seu próprio site e seja o único capaz de acessar configurações do seu domínio. O registrador de domínio real é uma entidade que possui acesso e credenciamento para registrar nomes de domínio, incluindo a extensão, como .com, .net, .us, etc.

DNS

Sistema de nomes de domínio – traduz nomes de domínio da Internet e nomes de host para endereços IP.

ICANN

A ICANN representa a Internet Corporation para Atribuição de domínios e números . Esta organização coordena os identificadores únicos atribuídos a cada computador em todo o mundo para que cada um possa se comunicar com os outros; Essa coordenação permite que a internet funcione. Ele também administra a alocação de recursos de nomeação de Internet e certas responsabilidades relacionadas ao gerenciamento de DNS.

Domínio de nível superior (TLD)

A Internet possui um sistema de nome de domínio hierárquico que coloca alguns domínios com maior prioridade do que outros.

Termos para o E-mail

Se você está planejando projetar suas próprias páginas e configurar um e-mail privado em seu servidor, então você vai querer aprimorar esses termos:

Auto-respondedor

Respostas automáticas de e-mail com base em um endereço de e-mail específico. Avise as pessoas que está de férias ou envie potenciais ligações para um livro ou mensagem grátis para incentivá-los a comprar o seu produto.

Catch All

Um endereço de e-mail principal para o seu nome de domínio que reunirá todo o email enviado às suas contas.

Registro MX

O registro MX (registro do trocador de correio) especifica o servidor de correio que é responsável e alocado para receber mensagens de e-mail para um domínio específico. Este registro de recursos reside no sistema DNS

IMAP

O IMAP significa protocolo de acesso a mensagens na Internet. O IMAP permite que você recupere o email por meio de software, como o Outlook, mas ainda deixe uma cópia no servidor por enquanto.

Lista de correspondência

Uma lista de e-mails para que você possa enviar notícias e informações para toda a lista ao mesmo tempo.

Pop

Este protocolo de e-mail é uma maneira para você coletar e-mails de seu servidor através de uma fonte externa, como o Gmail.

SMTP

Outro protocolo de e-mail que permite que você envie um e-mail para você. Você é seu host.

Spam

Os emails em massa enviados sem ser solicitados. Normalmente, estes são para tentar vender algo ao receptor. Algumas empresas de hospedagem podem te punir se fizer mau uso deste serviço.

Correio electrónico

Se você quiser acessar seu e-mail directamente, você pode fazer login no seu painel de controle para vê-lo sem ter que usar um software de terceiros.

Termos para os Aplicativos Web

b2Evolução

Um sistema de gerenciamento de conteúdo e comunidade que integra vários componentes e recursos populares do CMS (sistemas de gerenciamento de conteúdo), blogs, galerias, e-mail e ferramentas de marketing e fóruns em um único programa de código aberto.

Drupal

Um sistema gratuito de estrutura de gerenciamento de conteúdo de fonte aberta on-line baseado em PHP. Normalmente, ele requer um programador para personalizá-lo, mas torna o conteúdo editável para os comerciantes e outros que possam atualizar o conteúdo do site, mas não conhecem o HTML ou as linguagens de programação. Site oficial – Drupal.org .

Joomla

Um sistema aberto de estrutura de gerenciamento de conteúdo de código aberto para construir e publicar conteúdo da Web. Site oficial – Joomla.org .

osCommerce

Um programa de software de gerenciamento de comércio eletrônico e loja que pode ser instalado em qualquer servidor web que execute MySQL ou PHP. Este software está disponível gratuitamente sob a GNU General Public License .

Construtor de sites

Aplicativos da Web que permitem aos usuários criar e gerenciar sites sem edição de código manual. Aqui estão 26 construtores de sites gratuitos com os quais você pode jogar.

WordPress

Uma ferramenta gratuita de blogs que usa um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) e é baseada em PHP e MySQL. Existem inúmeros plug-ins disponíveis para que os usuários possam personalizar seus sites e executar vários programas complementares e utilitários. Site oficial – WordPress.org .

Zen Cart

Um sistema de gerenciamento de loja online baseado em PHP que usa um banco de dados MySQL e componentes HTML. Anteriormente unido com o OSCommerce, o Zen Cart dividiu em 2003 e, como o OSCommerce, está disponível gratuitamente sob a GNU General Public License.

Termos de Características do site

Blog

Um blog é uma forma de gerenciamento de conteúdo. Um ou mais autores podem postar entradas, fotos e outros conteúdos.

CMS

O CMS significa sistema de gerenciamento de conteúdo. Ele permite uma organização backend de conteúdo para que o visual acabado que o visitante veja seja profissional. Ele também permite que o proprietário do site crie uma aparência geral e simplesmente adicione novos conteúdos a esse design geral.

Painel de controle

A maioria das empresas de hospedagem na web fornece um painel de controle para o pacote de hospedagem de seu site. Este é o local onde você pode controlar o backend do seu pacote de hospedagem. Você pode estacionar domínios, adicionar endereço de e-mail, fazer upload de arquivos e instalar recursos, como o WordPress deste painel.

Endereço IP dedicado

Em geral, a maioria das organizações está bem com um endereço IP padrão, no entanto, se seu site lida com informações particularmente sensíveis / seguras – ou se você precisa acessar arquivos e seu site via FTP, talvez seja necessário um endereço IP dedicado.

Páginas de erro

Uma página de aviso para que o usuário saiba que há um erro em chegar a uma página dentro do site. Esses avisos podem incluir coisas como um erro de servidor interno de 500 (normalmente um problema com um banco de dados ou o servidor está desativado) ou um erro 404 não encontrado (o endereço da página da Web não existe).

Fantastico

Uma plataforma que permite ao cliente acessar um conjunto de scripts e instalar automaticamente aplicativos como o WordPress.

Fórum

Se você quiser adicionar um recurso da comunidade ao seu site, você provavelmente quer adicionar um quadro de avisos online ou um fórum. A maioria das empresas de hospedagem na web permitem que você adicione um fórum do seu painel de controle. Você pode personalizá-lo para atender às suas necessidades.

FTP

FTP significa Protocolo de Transferência de Arquivos e permite que os proprietários do site façam upload e download de arquivos através de um padrão de protocolo específico. Permite que os proprietários do site criem uma conta temporária para que os clientes possam carregar ou baixar arquivos para uma pasta específica sem conceder acesso a todo o site.

Livro de visitas

Se você quiser que seus clientes tenham uma maneira de deixar comentários e entradas em seu site, você deseja adicionar uma página da Web que serve como um portal para coletar nome, informações de contato e seus pensamentos.

Suporte & chat ao vivo

Um recurso de atendimento ao cliente que permite que você atinja o serviço ao cliente da empresa na Internet sob demanda. Mais freqüentemente, esse serviço é feito por bate-papo digitado.

Garantia de devolução de dinheiro

Uma garantia da empresa de hospedagem que, se você não estiver satisfeito com seu serviço, eles retornarão seus fundos (e o serviço de parada).

MySQL

Um banco de dados de código aberto que funciona com vários aplicativos que você instalará em seu site para armazenar informações, muitas vezes criptografadas e puxá-la conforme necessário.

Acordo de nível de serviço (SLA)

Um acordo escrito com um provedor de hospedagem ou outra organização que estabeleça os termos do contrato, como duração do serviço, cronograma de entrega, escopo específico, etc.

Backup do site

O processo de backup do seu site para garantir que seus dados sejam seguros e mantidos em caso de falha no sistema ou ataque cibernético. Algumas, mas não todas, as empresas de hospedagem incluem serviços de back-up como parte de suas provisões de hospedagem.

SFTP

SFTP significa protocolo de transferência de arquivos SSH ou protocolo de transferência segura de arquivos. É um protocolo de rede que permite a transferência de dados por conexão única usando um protocolo de shell seguro.

SSH

O SSH, também chamado de Secure Shell, é outra maneira de transferir arquivos para dentro e para fora de um site. Alguns planos de hospedagem compartilhada não permitem que você use o protocolo SSH, pois pode apresentar alguns riscos de segurança.

Período de teste

Algumas empresas de hospedagem fornecem um teste gratuito que permite que você compreenda melhor seus serviços. No entanto, hospedar geralmente requer configuração e configuração, portanto, mover seu site se você optar por não ficar com o serviço após o teste pode causar o tempo de inactividade do site ou outras dores de crescimento.

Termos para o código de status HTTP e Erros

Os códigos de status HTTP são respostas, geradas a partir de servidor web ou aplicativo, para solicitações HTTP. Esses códigos são de três dígitos e categorizados em cinco classes diferentes: 1XX (informativo), 2XX (sucesso), 3xx (redirecionamento), 4xx (erro do cliente) e 5xx (erro do servidor). Abaixo estão alguns códigos HTTP vistos comuns; visite ietf.org para obter a lista completa do código de status HTTP .

100 Continuar

Resposta provisória. Para informar o cliente que a parte inicial do pedido foi recebida.

200 OK

O pedido foi bem sucedido. A informação retornada com a resposta depende do método de solicitação (GET, HEAD, POST e TRACE).

201 Criado

O pedido foi bem sucedido com a criação de novos recursos.

204 Sem conteúdo

O pedido foi bem sucedido, mas o servidor não está retornando nenhum conteúdo.

301 mudou-se permanentemente

O pedido está sendo redirecionado para a nova localização permanente (URI).

302 movido temporariamente

A solicitação está sendo redirecionada para uma nova localização temporária (URI).

304 Não modificado

O recurso não foi modificado desde o último pedido.

400 Pedido ruim

Solicitação não entendida devido a sintaxe mal formada.

401 não autorizado

O pedido requer autenticação de usuário.

403 Proibido

Solicitação entendida mas recusada pelo servidor.

Arquivo 404 não encontrado

Nenhum recurso correspondente é encontrado para o pedido.

Método 405 não permitido

O método de solicitação não é suportado.

409 Conflito 

O pedido não pôde ser processado por causa do conflito.

418 I’m A Teapot

Uma das piadas de IETF April Fools. Código definido em 1998; permanece sem execução até a data.

Erro de servidor interno 500

Mensagem de erro genérica. O servidor encontrou um erro inesperado.

502 Bad Gateway

Resposta inválida do servidor a montante.

503 serviço indisponível

Servidor incapaz de lidar com o pedido devido a problemas temporários.

Outros Termos importantes

.htaccess

Defina parâmetros específicos em um arquivo, como permissões, bloqueando sites específicos, configurando se as pessoas podem fazer o seu hot link para suas imagens e melhorar a funcionalidade do seu site.

Hospedagem Ruim na Vizinhança ( Bad hosting neighbor )

Este termo pode significar várias coisas – pode se referir a um site menos do que honorável ao qual você vincula seu site ou pode se referir a outra parte em seu ambiente de hospedagem compartilhado que afeta o desempenho do seu site usando o excesso de CPU ou RAM para seu próprio site.

Ataquea DDOS

Este acrônimo significa ataque de negação de serviço ou ataque distribuído de negação de serviço. É um tipo de ataque cibernético que tenta tornar o computador ou o recurso de rede indisponíveis contra os desejos de seu proprietário.

Permissão de arquivo

Os arquivos podem ser configurados para conceder acesso a apenas usuários ou grupos atribuídos. As permissões podem incluir acesso total ao arquivo, acesso a edição, somente leitura, etc.

Malware

Software prejudicial que visa danificar ou desativar seu computador, site ou rede.

Sem Hospedagem de Revenda

Empresa de Hospedagem que não revende seus Recursos do Servidor

Overselling

Vendendo mais de um bem ou serviço do que a organização realmente pode entregar. Na hospedagem na web, isso geralmente significa vender espaço hospedado para mais clientes do que o provedor poderia realmente hospedar se cada cliente usasse todo o espaço alocado. Por exemplo, se uma empresa de hospedagem vender a 12 clientes assumindo que eles só usarão 80 por cento de seu espaço e largura de banda – mesmo que não pudesse entregar se esses mesmos 12 clientes usassem 100 por cento, esse fornecedor seria sobrecarregado. Na verdade, a probabilidade de todos os clientes usarem todos os ativos disponíveis ou comprados é magro, de modo que a sobreposição de hospedagem na web normalmente tem poucas repercussões (portanto,  mantendo o custo de hospedagem na web baixo ).

Conclusão

Este Glossário não é de forma alguma completo e não foi destinado a ser (aqui é um glossário de hospedagem melhor e maior ). Afinal, existem centenas de termos e palavras-chave diferentes quando se trata de hospedagem na web, mas eu queria apenas adicionar alguns dos mais importantes e comuns que você pode encontrar ao tentar escolher um host para o seu blog ou site.

Espero que você ache este mini-dicionário útil.

E, por favor, se houver algum termo ou frase sobre hospedagem na web que você não entenda e quer que eu adicione a essa lista, deixe nos comentários.

Tudo por aqui é Gratuito

Assine a nossa lista de e-mails e obtenha informações interessantes no seu E-mail

Obrigado por Subscrever

Alguma coisa correu Mal

Partilhe: