Como Gerar Tráfego para Blog

 

Na Luta para o sucesso de qualquer BLOG muitos blogueiros novos se deparam com a dificuldade para obter tráfego qualificado, neste artigo preparamos uma compilação de 25 técnicas que vão ajuda-lo definitivamente a obter um número considerável de visitas consistentes para qualquer blog sem importar o seu nicho de actuação.

Como Gerar Tráfego para Blog – A Luta para o sucesso e a garantia de resultados imediatos [ 25 Técnicas mais usadas por Profissionais de Marketing ]

Certamente o conteúdo de maior sucesso é o tipo que corresponde a uma necessidade específica. Para se ter um bom começo de resultados excelentes, o seu conteúdo deve se enquadrar nestas principais categorias: Legal e engraçado ou útil e educacional. Se escolher uma das duas categorias certamente terá uma jornada de muito sucesso em pouco tempo.

Em primeiro lugar eu quero te dizer sobre o QUORAé uma rede social para busca de conhecimentos, onde o usuário faz uma pergunta e milhares de outros integrantes responderão a sua questão, então porque não tirar partido desta rede social que está em forte crescimento ? Ai muitos se perguntam se é semelhante ao Wikipédia Não! Sinceramente não é como o Wikipédia, O Quora funciona na base de perguntas e respostas, No Quora se você busca por conhecimento para determinado assunto como por exemplo: Onde fica Angola? Os integrantes da mesma rede irão responder a sua pergunta fazendo assim uma infinita rede de actualizações a respeito do tema criado.

Como usar o Quora a favor dos teus objectivos ?

A intenção com o Quora para quem é criador de conteúdo é encontrar ideias relevantes e escrever para o seu público alvo. Se precisar de ideias confira nesta rede o que está rolando por ai, o objectivo principal é responder ao seu público alvo sem mesmo conhecer quem e quando ele procura. certamente acho que se encontrar as perguntas mais quentes dentro do Quora conseguirá encontrar palavras chaves para enquadrar no seu próximo conteúdo.

[ 25 Técnicas mais usadas por Profissionais de Marketing para gerar tráfego consistente ]

1º CRIE CONTEÚDO PERMANENTE PARA O SEU BLOG

Quando for escrever algum conteúdo! certifique-se de que a maior parte do seu conteúdo será interessante para outros visitantes nos próximos 5 anos, o tempo nunca poderá apagar um conteúdo bem escrito e o tempo nunca poderá fazer que seu conteúdo seja irrelevante, tiremos o exemplo de um blog de música, após algumas semanas o seu conteúdo será pouco acessado, os download poderão diminuir com o passar do tempo e claro que em pouco meses ninguém mais se interessará pela música que foi postada para download, mas continua ai no seu blog.

Em 2013 o Henrique ( uma pessoa que eu admiro muito ) fez um artigo sobre os 30 melhores artigos de Marketing Digital e o resultado foi excelente. Para além de citar os artigos o Henrique Carvalho fez questão de mencionar o melhor comentário destes artigos e o próprio autor. boa ideia não é ? se você for no Google e pesquisar sobre os melhores artigos de Marketing o Viver de Blog estará la na primeira posição para lhe oferecer os melhores conteúdos sobre Marketing Digital escrito pelos melhores profissionais da área, sendo que a maioria são Brasileiros. Profissionais como: Conrado Adolpho, Martha Gabriel, O blog Escola Dinheiro de Paulo Faustino, O Quero Ficar Rico de Rafael Seabra, O Blog Sandra Turchi e vários outros que não poderei citar. mas que você pode certamente acompanhar no Viver de blog

Então essa é a ideia, Faça conteúdos que envelhecerão junto com a Internet e não esqueça de actualiza-los com o tempo, adicione informações, adicione comentários e modifique as imagens, o seu conteúdo nunca morrerá.

2º ACTUALIZAÇÃO CONSTANTE DE ARTIGOS.

Como Gerar Tráfego para BlogUm dos mais eficazes métodos para obtenção de tráfego orgânico e consistente mais muitas vezes ignorado é a publicação de artigos novos por semana, Uma pesquisa da Hubspot, demonstrou na prática que as empresas que publicaram 16 ou mais artigos mensalmente obtiveram cerca de 3,5 vezes mais tráfego do que as empresas que publicar de 0 à 5 artigos novos por mês.

O famoso profissional e conhecido por aumentar consistentemente o tráfego de grandes sites famosos, Neil Patel revelou que o seu tráfego mensal passou de 46,134 visitantes para 59,787 Visitantes porque o aumento da frequência de publicação de novos conteúdos passou de 1 artigo para 2 artigos por semana.

Não pense que seu nicho não trará resultados mesmo que use esta técnica. Não importa o seu nicho, pesquisas feitas por especialistas mostram que publicar conteúdos novos regularmente sempre resultará em aumento considerável de tráfego para o seu blog, aumente a frequência de publicação de conteúdo, se publicava um artigo por semana, tente aumentar para dois ou três publicações semanais que certamente irá notar uma aumento considerável de tráfego para o seu blog.

3º PUBLIQUE CONTEÚDOS LONGOS

Uma pesquisa mostrou que o  Google e outros motores de pesquisa dão preferência aos artigos mais longos ( com excesso de palavras ). A Pesquisa foi feita pela SERPIQ analisaram que o Google e outros motores de pesquisa dão prefereência e classificam melhor os artigos com mais de 2.000 Palavra.

Outra pesquisa feita pela Buzzsumo em parceira com a MOZ analisaram mais de 1 milhão de artigos, chegaram a conclusão que artigos com 3.000 à 10.000 palavras obtiveram o dobro de acções e 3 vezes mais links de entrada que os artigos com 1.000 ou menos palavras, a imagem abaixo demonstra a média de acções e links para os artigos com base na sua contagem de palavras.

Pesquisa da Buzzsumo em Parceria com a MOZ mostra que conteúdos com mais de 3000 palavras são mais fáceis de receber acções do usuário.

No artigo de Neil Patel que mencionamos mais acima, ele também revela que uma das principais razões pelas quais os seus blogs obtém um monte de tráfego consistente é por escrever artigos que tocam a profundidade e com grande abrangência, a média de palavras nos artigos de Neil varia de 4.000 à 8.000 palavras por artigo, e o resultado também vem na mesma proporção porque para além disso ele também usa palavras chaves de causa longa, o que leva a obter um tráfego significativo e a longo prazo.

4ªCRIE UMA LISTA DE EMAIL

Na nossa jornada para obtenção de tráfego nos projectos antigos tivemos essa grande experiência, pedimos que pergunte a qualquer profissional de marketing ( um bem sucedido ) Sobre qual a fonte superior de tráfego para blogs e certamente lhe dirão que uma lista de e-mails bem projectada estaria em 3º lugar para as ferramentas de obtenção de tráfego.

Capturar e-mails é uma tarefa obrigatória se você deseja levar o seu site ou empreendimento digital para outro nível. [ Henrique Carvalho, Viver de blog ]

Neste artigo do Viver do blog, Henrique mostra claramente como o viver de blog capturou cerca de 3.174 e-mails na sua lista com simples técnicas e segredos revelados.

  1. Sempre que for lançar um novo projecto quer seja blog ou site, produto ou serviço, não esqueça de criar uma lista de pré lançamento e criar teasers sobre o lançamento para o que vem por ai.
  2. Não tenha medo de incluir caixas de capturas de e-mails em diversas áreas do seu blog.
  3. Entenda o funcionamento do seu blog por completo, veja cada clique e comentário feito nele, cada visita sempre tem o seu propósito, você conseguirá criar um mapa apenas colectando essas informações.
  4. Nunca se prenda a hipóteses pessoais: busque sempre experimentar. Poderá se surpreender com as pequenas mudanças que efectuar e ideias que for ganhar nesse percurso.
  5. No final sempre lembre que o Email Marketing continuará sendo o principal canal para obtenção de tráfego qualificado e também para vender bastante.

O Email é um meio tão poderoso para a geração de tráfego que muitos blogueiros apostam nele, a razão é clara e muito simples; a sua lista de email só vai crescer e raramente poderá diminuir. a pessoa irá possuir uma base de dados de pessoas em sua lista de email e sempre poderá envia-los novos e até os artigos mais antigos.

Se ainda não criou nenhuma lista de email para o seu blog, COMECE AGORA. existem muitos plugins nas quais pode confiar, ou crie uma conta no Mailchimp que também sendo uma ferramenta poderosa pode te ajudar desde pequeno até na maioria dos casos de grandeza.

5ª ESCREVA GUEST POSTS

Outra maneira rápida de fazer crescer o seu blog é escrevendo nos blogs de outras pessoas, em poucas palavras você poderia procurar por um blog bem maior que o seu e escrever um artigo para este mesmo blog, você terá permissão de ter uma biografia que incluiria um link de volta para o seu site no seu artigo, dentro do site na qual você foi convidado a escrever, isso certamente resultará num real monte de tráfego vindo de outros blogs na qual você escreve também.

Para que você tenha resultados óptimos tente escrever em blogs que são bem maiores que o seu, procure blogs com dezenas ou milhares de assinantes e envie sua artigo como convidado para ser analisado. Você só precisará caprichar no texto.

6º OPTIMIZAR O SEU SITE PARA MOTORES DE PESQUISA E GERAR TRÁFEGO COM PALAVRAS CHAVES BEM DEFINIDAS.

O termo SEO certamente já não novidade para ninguém, Significa Search Engine Optimization em português conhecido como Optimização para motores de pesquisa ou Optimização para Buscas. Já imaginou ser encontrado na web através do Google ? sim  SEO é feito para isso, você usa técnicas simples que vão ajuda-lo a alcançar posições consideráveis nos motores de pesquisa sem gastar nenhum centavo.

É importante que você não ignore o SEO, procure familiarizar-se com o conceito de SEO e optimizar o seu blog e seus artigos para serem melhor classificados no Google e outros motores de pesquisa.

Maneira simples de optimizar as páginas do seu blog é usar o plugin Yoast para quem usa o WordPress como CMS pode usar este plugin para definir descrições meta e títulos optimizados para motores de pesquisa sem ter que mexer no código fonte do seu site.

7º GERAR TRÁFEGO AO COMENTAR EM OUTROS BLOGS

Fazendo um comentário profissional em um blog autoritário pode certamente direccionar um monte de tráfego para si, tente identificar os principais blogs em seu nicho e começar a interagir e comentar de uma maneira regular, isto fará com que o blogueiro os membros da sua comunidade o notem e visitem o seu blog, fazendo que seu tráfego cresça mais e mais, você pode até ser convidado a escrever em outros blogs sem a necessidade de forçar a barra.

8ª COMPARTILHE AS CARACTERÍSTICAS DE OUTROS PROFISSIONAIS NOS SEUS ARTIGOS E PEÇA QUE PARTILHEM.

Uma das grandes técnicas que o  Neil Patel usa é a de vincular nos seus artigos dezenas de outros profissionais do mesmo nicho ou semelhantes, geralmente os seus artigos contêm cerca de 100 ligações e de seguida ele avisa essas pessoas de maneira a deixar saber que mencionou algum link deles, o resultado é excelente,obtendo cerca de milhares de acções por artigo e finalmente um monte de tráfego de volta para o seu site. Mencione nas suas publicações os artigos de outras pessoas de grande relevância e envie um email a todos eles para que saibam que foram mencionados por ti, muitos deles irão partilhar o seu novo artigo e o resultado sempre será a obtenção de tráfego qualificado para o seu blog.

9º CRIAR CASOS DE ESTUDO SOBRE GRANDES INFLUENCIADORES E ENVIA-LOS PARA SEREM COMPARTILHADOS. 

Identificar as pessoas de grande influencia no seu mercado ou nicho com grande impacto e fazer um caso de estudo sobre o seu trabalho, isso pode chamar a atenção da comunidade, pessoas que pesquisarem sobre o assunto certamente vão encontrar o seu conteúdo, as partilhas serão excelentes, as acções dos usuários serão incontáveis se o artigo for bem divulgado nas mídias sociais, pedir que outros blogs liguem para o artigo com um link de volta para o seu, seria excelente e uma maneira de obter tráfego para o seu blog.

10ª NÃO TENHA MEDO DE USAR PALAVRAS CHAVES 

Se realmente quer ganhar um monte de tráfego durante muitos anos, palavras chaves e SEO devem fazer parte das suas estratégias. O SEO – Search Engine Optimization só é bom quando feito correctamente. Mas do que bem é totalmente maravilhoso, você receber tráfego segmentado do Google e os usuários vão encontrar as respostas para o termo que estarão pesquisando na web.

Se orgulhe ao usar palavras chaves nos seus artigos, desde que faça tudo com moderação.

  • Sempre use palavras chaves dentro do seu texto.
  • Faça ligações internas usando texto âncora para os artigos que você escreveu no seu blog com assuntos semelhantes ao novo.
  • Não faça ligações internas em todas as palavras do seu blog.

Porque que as palavras chaves de cauda longa são importantes para blogs ?

Palavras chaves de cauda longa são compostas por 3 ou mais palavras, eles são mais fáceis de segmentar e são mais baratas quando se trata de PPC. Porque sempre existe menos concorrência para estas palavras chaves. Palavras chaves de cauda longa são realmente uma chance estar no TOPO da SERP do Google.

11ª OPTIMIZE A VELOCIDADE E FAÇA UM SITE RESPONSIVO.

Tome nota disto; os seus visitantes não vão esperar que o seu blog carregue quando já é lenta o suficiente, se demorar tempo demasiado eles certamente vão voltar para os resultados de pesquisa e seleccionar outro resultado para além do seu.

Primeiro verifique a velocidade do seu site através da Ferramenta Page Speed Insights do Google após obter a pontuação de velocidade analise o que pode ser feito para melhorar baseando nos resultados que obteve.

Outro Ponto é que existem mais dispositivos móveis no mundo do que pessoas, hoje em dia ninguém consegue viver sem um smartphone ou tablet, considere ter um blog que auto se ajusta em qualquer tela, sites não responsivo tendem a ser um incomodo para as pessoas que gostam de fazer leituras. Principalmente quando envolvem textos longos, enfim, se o seu objectivo é gerar tráfego, comsidere efectuar mudanças de templates ou usar plugins para modificar o layout do seu blog.

Se usa WordPress tente usar um destes plugins:

WPTouch Mobile Plugin

Jetpack para WordPress ( neste plugin existe uma opção para transformar o seu site em modo responsivo )

12ª TENHA UMA BOA HOSPEDAGEM WEB

Um dos problemas para site que recebem um alto tráfego é ter seu site fora do AR por causa do consumo dos recursos de um determinado servidor, para quem usa uma hospedagem compartilhada e já recebe um alto número de tráfego certamente já deve ter se deparado com problemas de lentidão ou mesmo ter o seu site fora do AR. A melhor maneira de começar um site é seleccionar uma hospedagem web de acordo com o crescimento e escopo definido inicialmente para o seu site.

Para quem já recebe um volume alto de tráfego aconselhamos a migrar para uma hospedagem VPS ou uma Hospedagem Dedicada. por razões conhecidas certamente existem pessoas que lhe poderão contar suas experiências. Facto é que o Google adora sites que carregam rápido. Se considera que seu servidor de hospedagem não é bom o suficiente considere migrar para uma destas opções.

13ª ESTEJA PRESENTE NAS REDES SOCIAIS

A começar a criação de um blog, primeiro pense na sua presença nas redes sociais como Facebook, Google Plus, Twitter e Instagram, estas redes sociais já salvaram muitos negócios nos últimos anos, nelas você encontra o seu público para além dos motores de pesquisa,

Cada vez que for publicar um novo artigo considere partilha-lo nestas redes sociais, mesmo que ninguém curte ou partilhe ele vai estar la para quando alguém precisar.

Uma maneira eficiente de obter partilhas e comentários de pessoas que realmente se importam com o seu conteúdo, é pagar nessas redes para veicular alguns anúncios de modo a impulsionar o tráfego para o seu blog.

No Google você poderá usar o Adwords para veicular anúncios e gastar bem menos do que você gastaria ao tomar um refrigerante.

além disso poderá participar em grupos do Facebook com pessoas que estão no mesmo nicho que você e apresentar cada artigo novo que você publicar, o método é não aparecer somente quando precisar publicar mas sim para comentar o conteúdo de outras pessoas, participar da comunidade e fazer valer o seu nome como profissional da sua área.

No instagram você pode criar uma página sobre dicas rápidas do nicho que estará envolvido, um pequeno trecho pode resolver o problema de muita gente, sendo que também irá criar uma certa curiosidade para quem faz a leitura, sempre vai querer continuar a leitura, com certeza correrá para o seu blog afim de terminar a leitura que o fez envolver, uma boa maneira é usar HashTags nas suas publicações do Instagram.

14ªCRIANDO ESTRATÉGIAS NAS REDES SOCIAIS

Criar perfis nas redes sociais e compartilhar os seus artigos não é o suficiente, desenvolva uma estratégia de merketing para as redes sociais. concentre-se apenas nas principais redes sociais, interagindo com pessoas de grande influência e páginas questão no TOPO, interaja em grupos para aumentar o seu alcance, certifique-se também de publicar regularmente actualizações novos artigos e reciclar artigos antigos nas redes sociais, compartilhar seu artigo uma única vez não será o bastante, os grandes profissionais de marketing ou blogs populares, compartilham artigos velhos por longos anos, uma pesquisa mostra-nos é ideal postar duas vezes ao dia no facebook, três vezes por dia no Twitter e no Google Plus e 5 Vezes ao dia no Pinterest.

15ª CRUZE SUA PROMOÇÃO COM BLOGS DO MESMO NICHO

Encontre blogs com o público semelhante ao seu, e veja se você pode fazer troca de favores, na vida é preciso ser humilde e correr atrás do que se almeja, em outras palavras, você poderá menciona-los no seu blog, e eles também mencionarão o seu blog nas suas postagens afim de gerar tráfego através dos links trocados.

16ª ENVIE SEU CONTEÚDO PARA COMUNIDADES DE BLOGGING

Comunidades de Blogging já existem a bastante tempo e certamente é um bom lugar para começar a receber um tráfego qualificado, Procure por comunidades de blogs em seu nicho de actuação e veja se pode compartilhar seus artigos mais interessantes.

17ª INCLUA BOTÕES DE COMPARTILHAMENTO NOS SEUS ARTIGOS

Muitos blogueiros cometem o erro de não incluir botões de partilha para redes sociais nos seus artigos, isso gera a falta de acções sociais, é o mesmo que dizer que alguém é anti-social, eles negam de ser exposto ao tráfego social, permitir que seus visitantes partilhem o conteúdo do seu site fará que outras pessoas visitem o seu blog gerando assim uma corrente de tráfego quse que infinito quando várias pessoas partilham o seu conteúdo isso poderá chamar a atenção da comunidade de blogs e você ficará conhecido por isso.

18ª PUBLICAR INFOGRÁFICOS REGULARMENTE

Uma pesquisa recente mostrou que infográficos compartilhados no twitter obtiveram cerca de 823% a mais do que retweets de imagens e artigos, Neil Patel revela que infográficos têm sido tão eficaz para ele e muitas das vezes ajuda um blog a render mais de 100.000 visitantes por mês. Numa revelação Clara, Neil revela que um dos seus infográficos velhos gera mais de 50.000 visitas mensais para um dos seus blogs.

Para um público que adora partilhar factos e estatísticas você pode aproveitar esse público alvo para criar e compartilhar infográficos interessantes, hoje em dia existem também directórios para infográficos que pode facilmente encontrar no Google.

19ª PUBLICAR SLIDES NO SLIDESHARE

Você sabia que o Slideshare é popularmente conhecido como o Gigante adormecido do Marketing de Conteúdo ? a razão para isso é muito simples: Mais de 70 milhões de profissionais usam o SlideShare e é um dos 100 sites mais visitados do mundo, a boa notícia é que você pode usa-lo para promover o seu blog.

Em um único caso de estudo de Ana HoffmanRevela que através da publicação de 9 apresentações de Slides neste serviço ela foi capaz de gerar cerca de 243.000 visualizações para os seus slides e 1.400 cliques para o seu blog em 30 dias apenas. como resultado o Slideshare se tornou sua segunda maior fonte de tráfego. Certamente é uma maneira simples e poderosa de promover o seu blog através da criação de Slides. Crie suas próprias apresentações de Slides, usando palavras e imagens visualmente atraentes para se comunicar com o seu público alvo e verá o seu tráfego crescer de maneira consistente.

20ª GRUPOS NO LINKEDIN

Semelhante ao facebook, Grupos do linkedin são uma boa fonte de tráfego, compartilhar os seus conteúdos apenas com as conexões que possuí enviará tráfego considerável para o seu blog, em vez disso, procure pelos grupos que têm o mesmo nicho que você e partilhe o seu artigo com os membros.

21ª ENCONTRANDO OPORTUNIDADES DE ENTREVISTA

Existem Blogs e canais no Youtube que se dedicam a entrevistar pessoas bem sucedidas e apresentar as suas histórias e sucessos alcançados por meio de seus projectos, se você tem uma história que acha ser interessante para compartilhar com o seu público alvo ou o seu mais recente sucesso de vendas, ou mesmo de como alcançou um pequeno tráfego, procure esses canais de divulgação e peça que você seja entrevistado, existem muitos canais no Youtube e blogs que você pode pesquisar no Google para gera tráfego e ser mais conhecido pelos profissionais.

22ª CONVERTER SEU ARTIGO EM PDF E ENVIAR PARA SITES DE COMPARTILHAMENTO DE PDF

Convertendo os seus artigos em PDF e enviar para sites de compartilhamento pode resultar em geração de tráfego para o seu blog. Apenas se certifique que o arquivo incluí a sua biografia e um link para o seu site de maneiras que possa permitir as pessoas clicarem nele e visitarem o seu site a procura de mais informações.

23ª ANUNCIAR NO FACEBOOK

Na arte de Gerar ráfego para blog o Facebook é cada vez mais a plataforma de publicidade favorita de várias marcas mundiais, justamente porque o facebook possuí uma versão aprofundada do seu público alvo e permite-lhe segmentar o seu conteúdo para essas pessoas, a publicidade no facebook é 3 vezes mais barata que os anúncios do Google Adwords.

24ª ANUNCIAR NO STUMBLEUPON

Com mais de 25 Milhões de usuários segundo a Mashable, StumbleUpon é uma das maiores comunidades da web, bem como um dos lugares mais baratos para se anunciar, em um estudo de caso, Stefan Maescher revelou que recebe cerca de 60,275 visitantes para o seu blog gastando apenas 128,90 $.

25ª ANALISE O TRÁFEGO DO SEU BLOG

A chave para gerar tráfego e para o sucesso do seu blog está em identificar o que mais funciona nele quando na obtenção de tráfego, uma vez que o seu blog estará a receber tráfego e a ganhar força na Internet com os primeiros leitores, comece por prestar atenção ao tráfego do seu blog, identificar que tipos de conteúdos recebem mais tráfego, se algum conteúdo estiver recebendo mais tráfego tente fazer mais daquilo, publique mais nesta categoria alterando suas palavras chaves e incluir as palavras chaves de cauda longa.

 

RESUMO E CONCLUSÃO

Muitos blogueiros ignoram o SEO Básico e por isso eventualmente sofrem com isso, a maioria dos blogs novos começam tanto quanto com 50% de tráfego vindo dos Motores de pesquisa. Quando se toma as medidas certas para estes casos de SEO pode certamente dobrar o tráfego do seu BLOG. Coisas como mudar as etiquetas de pesquisa correctamente, ter uma descrição meta poderosa e cativante, que garante a fácil navegação do usuário, etc. Pode certamente levar a um aumento considerável de tráfego.

Escrever títulos e subtítulos, negrito, itálico, incluir numeração e marcadores, você pode através disso tornar o conteúdo apresentável e escaneável resultando em forte aumento de tráfego para o seu site.

Não esqueça de usar imagens nos seus artigos, Uma pesquisa mostra que artigos com imagens obtêm cerca de 94% d visualizações a mais em relação a artigos sem imagens, Certifique-se de que cada artigo do seu blog tenha uma imagem relevante e atraente, isso certamente também vai aumentar o tráfego do seu blog, desde que cada imagem tenha um texto alternativo com a palavra chave do artigo que escrever.

Enfim, que outras técnicas você teria para acrescentar e poder gerar tráfego para blog, teremos muito gosto em ver outras pessoas mostrando suas experiências aqui nos comentários.

Caso precise de ajuda também não se esqueça de deixar nos comentários quaisquer perguntas relacionadas com o assunto.  Não seja tímido, Compartilhe. 🙂

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here